Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Meio Ambiente /


Publicada em: 08/06/2017 16:49 - Atualizada em: 08/06/2017 19:40
Ufla e SFB lançam aplicativo para recuperar nascentes e áreas de preservação permanente no país
A finalidade é a recuperação de nascentes e Áreas de Preservação Permanente (APP) de cursos d'água

Preservar, recuperar e salvar as nascentes de todo o país, esse é o objetivo do programa lançado em Lavras pela Universidade Federal

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
   

O Governo Federal anunciou diversas medidas em favor da conservação do meio ambiente, entre elas o lançamento do programa "Plantadores de Rios", um aplicativo interativo que teve como idealizadores o Laboratório de Manejo Florestal do Departamento de Ciências Florestais da Universidade Federal de Lavras (DCF/Ufla) e o Serviço Florestal Brasileiro.

O programa, que tem como finalidade a recuperação de nascentes e Áreas de Preservação Permanente (APP) de cursos d'água, permitirá a interação de proprietários de imóveis rurais cadastrados no Sistema de Cadastro Ambiental Rural (Sicar) com pessoas e instituições que queiram ajudar na proteção e recuperação dessas áreas. A iniciativa vai ao encontro do combate à crise hídrica no país.

A Ufla esteve representada na solenidade, realizada nessa segunda-feira (5/6) no Palácio do Planalto, pelo reitor, professor José Roberto Soares Scolforo, e o diretor de Tecnologia da Informação do Lemaf, Samuel Campos. "O Brasil está sendo vanguarda, e a Ufla, através do Lemaf, contribuiu com o Serviço Florestal Brasileiro e com o Ministério do Meio Ambiente de maneira decisiva para que o Sicar fosse viabilizado. Agora temos ainda um importante subproduto, o 'Plantadores de Rios', e muitos outros que ainda serão gerados pela nossa Universidade. Essa é uma contribuição tanto para o presente quanto para o futuro do País, na linha do verdadeiro desenvolvimento sustentável. É a Ufla marcando mais uma vez posição no cenário nacional, contribuindo decisivamente para que esse conceito seja cada vez mais difundido", ressalta o reitor.

A partir dos dados coletados foi realizado um diagnóstico da condição de conservação de cada área. Já foram mapeadas 15 milhões de hectares de APP, sendo que 6 milhões precisam ser recuperados. Além disso, o sistema já cadastrou 1,5 milhão de nascentes. "A vegetação nativa quebra a velocidade da água, cria condições de maior infiltração no solo, possibilitando o abastecimento do lençol freático. O que buscamos com esse projeto é ampliar a capacidade do Brasil de produzir água, na medida em que um número muito significativo de nascentes está numa situação inadequada, sem vegetação no seu entorno", destaca o professor Scolforo.

Samuel explica ainda que a Ufla além de idealizadora é uma das instituições patrocinadoras do projeto, atuando efetivamente na execução do programa. "Já estamos articulando um arranjo com os nossos núcleos de estudos e empresas juniores para que possamos auxiliar diretamente na recuperação das nascentes", afirma o diretor do Lemaf. 

O diretor do Serviço Florestal Brasileiro e responsável pela gestão e coordenação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), Raimundo Deusdará Filho, acredita que o número de nascentes no país seja ainda maior, contudo, ele ressalta a relevância dos dados já obtidos, visto que, até então, não havia nenhum registro. "Agora, por meio desse aplicativo, desenvolvido em parceria com a Ufla, será possível o envolvimento dos cidadãos, das empresas e Universidades. Algo que permita que todos vejam as nascentes do Brasil e possam apadrinhá-las, auxiliando de diversas formas. Tudo isso é o resultado de muito esforço, sendo motivo de muito orgulho".

O reitor também enfatiza o engajamento social do programa, que permitirá a contribuição de toda sociedade, principalmente em regiões mais precárias, com a presença de produtores menores. "Há nascentes que são para o consumo diário dos proprietários, mas temos uma infinidade que contribui para formar riachos e até mesmo rios maiores, sendo importante para toda população. Essa adoção pode ser realizada de diversas formas, por meio de instruções técnicas, ensinando como fazer a revegetação, ou com a doação de mudas, adubos, cercas, dentre outras iniciativas. A obrigação disso é do proprietário rural, no entanto, não é só ele que se beneficia da água das nascentes, por isso é preciso essa mobilização social, visto que é um bem essencial a todos", afirma o reitor.

O aplicativo "Plantadores de Rios" já está disponível na Play Store e App Store. Deusdará ressalta que 51% de proprietários e posseiros inscritos no Cadastro Ambiental Rural (CAR) manifestaram interesse em aderir ao Programa de Regularização Ambiental (PRA) e 18% destes desejam fazer reflorestamentos para recuperar suas áreas. 

Além do "Plantadores de Rios", o programa ainda possui outras duas vertentes: o "Manejar", que identifica ativos florestais como fontes de sementes para ações de recuperação ambiental, e o "Muda que Muda", que levanta e monitora iniciativas de recomposição da cobertura vegetal nativa em execução pela sociedade civil, governo federal e governos estaduais e municipais.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras