Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/


Publicada em: 01/06/2017 10:18 - Atualizada em: 01/06/2017 13:27
Transexual de Nazareno recorre à justiça alegando que sofreu preconceito
Transexual afirma que sofreu preconceito em atendimento na rede pública de saúde de Nazareno

Mayane Vitória de Ávila, disse que foi vítima de preconceito quando era atendida 

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

Uma situação que ocorreu em uma unidade de saúde de Nazareno, pode vir a ser considerada pela justiça como preconceito contra uma transexual que adotou o nome social de Mayane Vitória de Ávila. O nome social é garantido por lei.

A transexual foi até o laboratório municipal portando uma carteira do Sistema Único de Saúde (SUS), na carteira constava o nome social. Ela contou que o atendente, quando visualizou o nome de Mayane Vitória de Ávila na ficha, simplesmente riscou com caneta e anotou o seu nome de batismo. Acontece que o nome social no âmbito do SUS é garantido pela Portaria 182/2009 do Ministério da Saúde (MS) e para constar no cartão, basta a solicitação em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS).

Segundo Mayane, o funcionário alegou que o sistema não aceitaria o nome social, mesmo sendo garantido por lei. A atitude do servidor gerou uma discussão, o que, segundo a transexual, provocou represálias em seu atendimento.

Diante da situação inusitada, a transexual Mayane registrou na polícia um boletim de ocorrência e buscou seus direitos na justiça. Ela contratou o advogado lavrense Jordan Alexandre e Silva, ele confirmou que a vítima o havia contratado e emitiu a seguinte nota:

"O que ocorreu é inadmissível, não podemos em pleno Estado Democrático de Direito aceitar que tais condutas não sejam punidas, e frisa, os responsáveis responderão sim, cível e criminalmente por seus atos.Vivemos hoje no Brasil, um Apartheid Social, onde as minorias são atacadas diariamente, tendo seus direitos tolhidos, com pouca representatividade no âmbito nacional, não possuem qualquer respaldo em relação aos seus direitos, o que resulta em ações como a que ocorreu com Mayane e outras mais que são noticiadas diariamente.Já dizia Martin Luther King: "A injustiça num lugar qualquer é uma ameaça à justiça em todo o lugar".

O advogado finaliza a nota com a seguinte explanação: "Mais uma vez o Judiciário será instado a se manifestar sobre um caso desta natureza e acreditamos veemente que a Justiça prevalecerá".

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras