Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 24/05/2017 20:52 - Atualizada em: 25/05/2017 10:35
Escola de Lavras comemorou 83 anos de fundação - veja fotos
Festa com a participação de autoridades dos poderes Executivo e Legislativo comemorou os 83 anos da escola municipal Álvaro Botelho

Fotos cedidas por Ricardo Silva, fotógrafo da PML

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

A escola municipal Álvaro Botelho, a segunda escola instalada em Lavras, comemorou ontem, terça-feira, dia 23, mais um aniversário. Aquele educandário comemorou ontem seus 83 anos dedicados ao ensino e a cultura dos lavrenses. Direção, professores, servidores, autoridades, alunos e convidados se reuniram para comemorar a data.

Hoje a escola está sob a direção da professora Liliene Costa Rezende Ferreira, que idealizou e coordenou a festa realizada naquele educandário na manhã de ontem. A programação teve início às 9h30 com o descerramento de uma placa de tombamento do prédio, ela foi descerrada pela médica Luciana Knaip do Amaral Cherem, que representou o prefeito José Cherem na solenidade. Fez uso da palavra, além da Primeira Dama, o gerente de Cultura Marcus Paullus.

Três exposições foram abertas durante a solenidade: uma de orquídeas, promovida pelo Círculo Orquidófilo de Lavras, uma de trabalhos manuais dos alunos e outra de  fotografias de pássaros devidamente catalogados com seus nomes científicos e comuns.

Depois todos foram para a quadra poliesportiva da escola, onde a solenidade transcorreu. O evento foi abrilhantado pela Banda de Música da Polícia Militar. O vereador e presidente da Câmara, João Paulo Felizardo, falou sobre a comemoração e fez a entrega simbólica de carteirinhas de estudantes aos alunos daquela escola.

Depois foram apresentadas atrações artísticas de alunos e da soprano Elizabete Mendonça. Ex-alunos foram homenageados pela direção da escola, eles receberam um pequeno troféu que lembrava a passagem deles pelo educandário.

A solenidade foi encerrada com as palavras da diretora Liliene, que agradeceu a presença das autoridades do Poder Legislativo e Executivo, como a secretária Municipal de mEducação, Cláudia das Neves Vieira Lopes Carvalho.

Logo após a solenidade foi servido um almoço aos servidores, professores, autoridades e convidados da direção da escola.

A escola municipal Álvaro Botelho foi fundada no dia 23 de maio de 1934, mas sua história começou antes, quando no dia 22 de março de 1929, o agente executivo  municipal Delphino de Souza, aprovou a compra de um terreno à praça Dr. Jorge, para ser construído o segundo grupo escolar de Lavras, cinco anos depois, no dia 23 de maio de 1934 foi inaugurado.

Em sua inauguração fizeram uso da palavra os seguintes oradores: Dr. Paulo Menicucci, o principal responsável por aquela conquista; Dr. José Maria Paradas, inspetor de ensino e o Dr. Horácio Bueno de Azevedo. A primeira diretora da escola foi Maria Madalena de Carvalho, que deixou o cargo em 24 de maio de 1959.

No dia 29 de novembro de 1936, numa solenidade realizada no Theatro Municipal, foram entregues certificados aos alunos que concluíram o curso primário nos grupos escolares "Firmino Costa" e "Álvaro Botelho". No Grupo Escolar Álvaro Botelho, formaram dez alunos da professora Maria Geralda Guerra; foram eles: Carmem dos Santos Godinho, Elvira Mattioli, Elzi Cardoso, Gabriel Pinheiro, Maria Luisa da Silveira, Maria Nazareth Victorino, Nair Godinho, Nilza Moura Maia, Paulo de Souza e Vicente Mariano Pereira. O paraninfo dos formandos dos grupos escolares Álvaro Botelho e Firmino Costa foi o maestro Vittorio Bergo. As diretoras eram: do Grupo Escolar Firmino Costa, Cinyra de Carvalho e do Grupo Escolar Álvaro Botelho, Maria Magdalena de Carvalho.

O fotógrafo Ricardo Silva, da Prefeitura de Lavras, cedeu as fotos da solenidade realizada na manhã de ontem. Clique nas miniaturas para visualizá-las em tamanho real:

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras