Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 09/05/2017 08:02 - Atualizada em: 09/05/2017 11:10
Resgatado um cavalo velho e cego de um olho que foi abandonado na zona rural de Lavras (cenas fortes)
O sofrimento do animal sensibilizou os policiais militares e de toda a equipe que trabalhou no resgate

Além da ferida na perna, o animal estava sofrendo com ataques de morcegos hematófagos. Fotos: Ramama Garcia

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

No final de semana, no domingo, dia 7, chegou ao conhecimento da defensora dos animais, Daiana Garcia, a Daia Protetora, como é chamada, que na zona rural de Lavras, na Boca da Mata, havia um cavalo abandonado, completamente debilitado. Segundo informações passadas para ela, o animal estava naquele local há cerca de um mês.

Daia foi até a Boca da Mata e deparou com uma cena assustadora: um cavalo velho, com um olho furado, magro, com doença respiratória e com uma ferida enorme na perna traseira direita, com miíase, popularmente conhecida como bicheira. Imediatamente ela procurou quem, segundo ela, sempre se prontificou em ajudar casos como estes: o médico veterinário Daniel Eduardo Catanzaro Lacreta, da Clínica Veterinária Univet, e a Polícia Militar, onde, segundo ela, sempre encontrou apoio, neste caso específico, o sargento Lenilson Barros e o cabo Adilson Nogueira.

Como o cavalo tinha dificuldades para andar devido à ferida, ele estava se alimentando de samambaias, único vegetal próximo a ele. O médico veterinário Daniel Lacreta constatou que o animal também estava sendo atacado por morcegos hematófagos.

Um pequeno caminhão, cedido por um voluntário conhecido como Carlinhos, foi usado no transporte do animal. O cavalo foi imobilizado, teve suas pernas amarradas e foi colocado na carroceria do caminhão e transportado até o Hospital Veterinário da Universidade Federal de Lavras (Ufla), que, segundo Daia, também está sempre pronto para atender casos extremos.

A preocupação da equipe que socorreu o cavalo era se a ferida havia comprometido a articulação da perna do animal. Se isso tivesse acontecido ele teria de ser sacrificado, porém, felizmente, isso não aconteceu. Os veterinários da Ufla limparam a ferida, tiraram os bichos, desinfetaram a parte lesionada, aplicaram todo medicamento necessário, estão dando a ele uma alimentação balanceada e, em breve, segundo Daia, o cavalo receberá alta.

As fotografias do resgate do cavalo foram feitas por Ramana Garcia, algumas fotos são chocantes, mas elas estão sendo publicadas na tentativa de conscientizar, mostrando a que ponto triste pode chegar um animal por ter sido abandonado pelo seu dono.  

Se você tem conhecimento de alguma situação semelhante a essa, com qualquer tipo de animal, denuncie diretamente para a Polícia Militar através do telefone 190, a denúncia pode ser anônima.

Atenção! Cenas Fortes:
(Não olhar em caso de sensibilidade)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 
Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras