Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


cotidiano / Comportamento /


Publicada em: 01/05/2017 10:43 - Atualizada em: 01/05/2017 22:41
Animais podem ser registrados em cartórios; serviço já é prestado em Lavras
O documento é usado para proteger o animal, é um registro de identidade do pet

Você pode proteger seu animal juridicamente, dando a ele um registro. Imagem da "Quick", mascote do Jornal de Lavras. Foto: Jornal de Lavras

 

 

  Jornal de Lavras:  (35) 9 9925.5481    @jornaldelavras     @jornaldelavras    @jlavras    

Os cartórios de títulos e documentos de todo o país lançaram uma campanha para a emissão de documento de identidade para animais, é o "identipet", um registro de declaração de guarda de animais domésticos. A ideia nasceu no Rio de Janeiro e tem como objetivo proteger o animal de estimação.

Na identipet, a carteira de identidade do animal, consta todas as informações sobre ele, sua foto, além dos dados do dono. O documento é usado para comprovar a identidade do pet e de seu dono, pode ajudar na busca de um animal em caso de perda ou fuga, facilitar o transporte em viagens, além de ajudar em disputas por guarda. Assim, serve para qualquer pet, como cachorro, gato, coelho, papagaio e outros.

O registro também é uma questão de saúde pública. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2013, existiam 52 milhões de cães e 22 milhões de gatos vivendo em lares brasileiros. Outra vantagem é que, em caso de maus-tratos, é possível identificar o dono.

A novidade é que em Lavras já é possível fazer o registro de seu animal de estimação, para isso, basta procurar o Cartório de Registro de Títulos e Documentos, Civil das Pessoas Jurídicas e Protestos, solicitar o documento. É necessário apresentar a Carteira de Identidade do proprietário do animal, bem como o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o comprovante de residência, pagar uma taxa relativamente pequena e receber o documento.

O documento consta o nome e sobrenome do animal de estimação, raça, cor, pelagem, tamanho, data de nascimento, pedigree, entre outras informações, caso tenha e que o proprietário achar conveniente constar. Para os animais silvestres, exóticos, como iguanas, araras, pássaros, o Cartório fará o registro mediante apresentação da autorização do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

Vale lembrar que o documento não é uma certidão de nascimento, mas um registro oficial de posse e guarda do animal que pode ser usado em exposições, em caso de roubo, perda, partilhas e outros.

Clique AQUI e comente no facebook do Jornal de Lavras

 
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
#jornaldelavras Eduardo Cicarelli Sabrina Cicareli

Leia também:

Homicídio em Lavras: rapaz morre a pauladas no bairro Nossa Senhora de Lourdes Furto em escola pública de Lavras: PM prendeu um dos ladrões e recuperou os objetos
   
Criminosos armados assaltam casa lotérica em Lavras - veja vídeo PM prende ladrões de gado na cidade de Perdões; animais eram vendidos em Lavras
   
Caixa amplia horário de atendimento das agências para saque de auxílio emergencial Bolsonaro nomeia João Chrysostomo de Resende Júnior como reitor da Ufla
.

Flashes de Notícias:

Jovem de 33 anos falece com suspeita de coronavírus em Lavras Mais um caso de coronavírus confirmado em Lavras
   
Primeiro caso de coronavírus confirmado em Lavras Falecimento de idosa que estava com suspeita de coronavírus em Lavras
.  

Blog Sabrina Cicareli:

Tudo de Bom no Destaque Sales Pesquisa Lavras 2019 Série Viajadamente no Chile - Parte 7 - Valle Nevado
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 6 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 5 - Tour em Santiago
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 4 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 3 - Tour em Santiago
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 2 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 1 - Tour por Santiago
   

.

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br - A informação a um click de você
Lavras/MG
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram: @jornaldelavras 
Twitter: twitter.com/jlavras 
Facebook: www.facebook.com/jornaldelavras