Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 28/04/2017 14:23 - Atualizada em: 01/05/2017 11:02
Criança de um ano e meio é a terceira vítima da leishmaniose visceral em Lavras
O caso foi registrado no bairro Joaquim Sales

Mosquito-palha, transmissor da Leishmaniose Visceral. Imagem: Ministério da Saúde

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

Lavras registrou o terceiro caso de leishmaniose visceral e a vítima é uma criança de um ano e meio, ela é moradora do bairro Joaquim Sales, onde está sendo intensificada a fiscalização por parte dos órgãos de saúde pública. São 12 agentes de saúde, estudantes do Curso de Medicina, Medicina Veterinária e Biologia e professores do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Lavras (Ufla) que estão trabalhando no combate ao vetor.

As ações são concentradas, já que o mosquito, ao contrário do Aedes aegypti, não sai do local onde ele habita. O mosquito se reproduz em matérias em decomposição, como cascas de frutas, folhas, fezes de galinha, de cachorro, bordas de mata e outros. A leishmaniose visceral pode matar e provocar graves lesões, ela é uma doença controlada.

Além dos três casos de leishmaniose visceral, outros casos de leishmaniose tegumentar foram registrados em Lavras, esta segunda não é uma doença fatal e ela caracteriza-se por apresentar feridas indolores na pele ou mucosas do indivíduo afetado. Apesar de ter um aspecto, em alguns casos, assustadores, a leishmaniose tegumentar é menos agressiva que a leishmaniose visceral, ela tem cura tanto para humanos quanto para os cães.

A leishmaniose é uma doença crônica, não contagiosa, causada por protozoários do gênero Leishmania. Ela é transmitida através da picada dos insetos conhecidos como mosquitos-palha, que se alimentam de sangue de animais silvestres, mas em especial, dos cães domésticos, seu principal portador.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras