Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Evento /


Publicada em: 27/04/2017 10:14 - Atualizada em: 27/04/2017 15:41
Maria Fumaça de São João a Tiradentes terá horários especiais no feriado do Dia do Trabalhador
Um dos passeios mais procurados por turistas na região, a viagem de Maria Fumaça, terá horários extras neste feriado

Uma das únicas do mundo em bitola de 76 centímetros em atividade (Foto: Ferrovia Centro-Atlântica)

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

 A velha Maria Fumaça, que faz o trajeto entre São João del-Rei a Tiradentes, ganhará novos horários durante o feriado do Dia do Trabalhador. Entre os dias 29 de abril e 1º de maio, a locomotiva terá saídas extras, com o objetivo de atender a maior demanda de turistas que transitam entre as duas cidades históricas nos feriados.

A velha locomotiva transporta até 280 passageiros nos 12 quilômetros que separam Tiradentes de São João del-Rei. Na antiga Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM). O percurso, com belas paisagens dura cerca de 50 minutos. Durante os feriados, a locomotiva a vapor partirá de São João del-Rei e Tiradentes nos seguintes horários: Sábado, dia 29, saída de São João del-Rei às 10h, 13h e 15h30; de Tiradentes às 11h, 14h e 17h.

No domingo, dia 30, as saídas de São João del-Rei serão às 10h, 12h, 14h e 16h. De Tiradentes, o retorno será às 11h, 13h, 15h e 17h. No dia primeiro de maio, Dia do Trabalhador, a locomotiva parte de São João del-Rei às 10h e às 13h, o retorno de Tiradentes é às 11h e às 14h.

As tarifas do passeio custam R$ 50 somente ida e R$ 60 para ida e volta. Estudantes, crianças de 6 a 12 anos e adultos com mais 60 anos têm direito à meia-entrada.

O passeio é uma aula de história, a rota foi inaugurada em 1881 por D. Pedro II, cruzando rios, montanhas e estações que preservam a arquitetura do século XIX. No trajeto é possível avistar belas paisagens, como o rio das Mortes e a Serra de São José, área de preservação ambiental também conhecida como Serra de Tiradentes.

A estação de São João del-Rei é uma atração à parte. No prédio, também construído no século XIX, funciona o Museu Ferroviário inaugurado em 1981, ano do centenário da Estrada de Ferro Oeste de Minas. O acervo reúne objetos que contam a história da ferrovia no Brasil e na região, como a EFOM nº 1, a primeira locomotiva da ferrovia. Pela riqueza de materiais, o Complexo Ferroviário da Estrada de Ferro Oeste de Minas é um dos maiores do Brasil.

Um dos principais atrativos da região, a locomotiva a vapor roda normalmente nas sextas-feiras, sábados e domingos. Desde 2001, a Ferrovia Centro Atlântica (FCA), administrada pela VLI, é responsável pela manutenção e operação das estações de São João del-Rei e Tiradentes. Somente no ano passado, mais de 135 mil pessoas visitaram a estrutura histórica.

Fonte: Agência Folha de Brasília - Victória Terra

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras