Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/


Publicada em: 26/04/2017 14:29 - Atualizada em: 26/04/2017 23:14
Vereador apresentou projeto que garante direitos aos autistas
Se depender do vereador Marcos Possato, autistas terão prioridade em atendimento em estabelecimentos públicos e privados

Vereador mostrou projeto para prefeito José Cherem, que apoiou a ideia do parlamentar. Foto: Arquivo Jornal de Lavras

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

O vereador Marcos Possato apresentou um projeto de lei que beneficiará autistas, o projeto visa dar prioridade em atendimento em estabelecimentos públicos e privados como supermercados, bancos, farmácias, restaurantes, lojas comerciais entre outros.

Para identificar o caixa ou ponto de atendimento, o comércio deverá afixar o desenho da fita de quebra-cabeça colorida (foto), para orientar as pessoas com autismo ou responsáveis sobre o benefício. A proposta do parlamentar sugere também a emissão de documento aos portadores de autismo, a fim de garantir, em casos de situações recriminatórias e possíveis recusas de atendimento, os seus direitos.

No Brasil existe uma lei federal que institui a Política Nacional de Proteção dos Diretos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, em seu artigo primeiro ela garante que o autista é considerado pessoa com deficiência. Pela lei, as pessoas com autismo têm direto ao atendimento prioritário, mas muitos estabelecimentos e familiares dos portadores desconhecem o beneficio.

De acordo com o vereador Marcos Possato, "o projeto pode atuar também como parte de um plano de conscientização da população sobre a existência dessa realidade, assegurando o respeito e o tratamento adequados para estas pessoas", disse.

Familiares de pessoas com autismo relatam a dificuldade de entrar em filas prioritárias, pois é difícil de identificar uma pessoa com autismo. A criança com autismo não apresenta alteração física, então muitas vezes os familiares são obrigados a dar explicações do porquê estão utilizando a fila prioritária ou aquela vaga no estacionamento.

Segundo Marcos Possato o projeto é muito importante para facilitar ao acesso a esses serviços, Possato disse ainda que teve o apoio do prefeito José Cherem quando apresentou o projeto. 

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras