Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Educação /


Publicada em: 14/04/2017 19:12 - Atualizada em: 15/04/2017 12:29
Cursos profissionalizantes serão oferecidos gratuitamente em Lavras
Os cursos profissionalizantes fazem parte do programa do Governo Federal, em parceria com o Governo do Estado

Deputado Fábio Cherem, que atuou junto ao Governo do Estado e a Secretaria de Estado da Educação para que fossem implantados em Lavras os cursos profissionalizantes

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

Uma parcela muito pequena dos jovens brasileiros escolhe fazer um curso técnico, essa parcela não atinge 7%, esse índice é oito vezes menor do que o registrado em países como Alemanha e Japão, por exemplo, que são nações desenvolvidas e que apostam no ensino profissional por entenderem que, ao preparar sua força de trabalho para as demandas do setor produtivo, terão resultados diretos no crescimento econômico.

De acordo com estudo do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que foi amplamente divulgado no ano passado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Brasil terá que qualificar 13 milhões de trabalhadores entre 2017 e 2020. Ainda de acordo com o documento, as áreas que mais vão demandar trabalhadores qualificados nesse período são: construção, meio ambiente e produção, logística, indústria metal/mecânica, alimentos, vestuário e calçados, indústria petroquímica e química e, madeira e móveis.

Lavras terá, a partir de agosto, cursos profissionalizantes gratuitos. Na semana passada foi lançado em Lavras, o Centro Estadual de Educação Continuada 2017 (Cesec), na escola estadual "Cristiano de Souza", na avenida Duque da Rocha, no bairro de Nova Lavras, os cursos profissionalizantes fazem parte do programa do Governo Federal, em parceria com o Governo do Estado e Secretaria de Estado da Educação, que visa oferecer a oportunidade de qualificação profissional de pessoas empregadas e desempregadas, com idade igual ou superior a 16 anos e que tenham pelo menos o ensino fundamental completo ou que estejam cursando.

O lançamento contou com a presença do deputado estadual Fábio Cherem (PSD), que atuou junto ao Governo do Estado e a Secretaria de Estado da Educação para que fossem implantados em Lavras os cursos profissionalizantes, os cursos oferecidos a partir de agosto serão: Informática, Logística e Transações Imobiliárias.

O lançamento realizado na escola estadual "Cristiano de Souza" reuniu os representantes da Superintendência Regional de Ensino de Campo Belo (SER), do Cesec, do Tiro de Guerra 04-031. Estava presente também o vereador e presidente da Câmara, João Paulo Felizardo, que atuou junto ao deputado Fábio Cherem para que Lavras fosse beneficiada com os cursos profissionalizantes, que foram acolhidos pela superintendente regional de Ensino de Campo Belo, Suely Tavares e pelo diretor daquele educandário, João Bosco Alves.

O deputado Fábio Cherem, em seu pronunciamento destacou que esta seria uma oportunidade e este seria o momento: "Este projeto é para ajudar as pessoas, para ajudar aqueles que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos e também de se capacitar para o mercado. À hora é agora. O mercado está cada vez mais competitivo e essa é uma oportunidade das pessoas se qualificarem, seguirem uma profissão, para que um dia, quem sabe, possam estar realizando o sonho de outras pessoas, como nós estamos fazendo aqui agora, eu e meus companheiros João Paulo Felizardo, Sueli, João Bosco, numa corrente em prol do cidadão, abrindo a oportunidade de recuperar o atraso nos estudos e de se qualificarem. Boa sorte a todos",

As provas do Cesec serão aplicadas nos dias 24 e 27 de abril e nos dias 2, 4, 5 e 6 de maio. Os cursos de qualificação são de nível médio e terão a duração de 18 meses, as matrículas serão abertas em julho e as aulas começarão em agosto. Ao todo deverão ser oferecidas 120 vagas para os cursos que serão ministrados no período da tarde.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras