Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Desenvolvimento /


Publicada em: 06/04/2017 07:44 - Atualizada em: 06/04/2017 14:19
Rotunda de Ribeirão Vermelho chamou a atenção do governador e estrutura poderá ser restaurada
A maior rotunda da América Latina e a terceira maior do mundo poderá ser restaurada e mudar a história da região

Prefeita Ana Rosa Lasmar e o seu secretário de Governo Aristides Silva Filho, eles estão empenhados em transformar Ribeirão Vermelho numa cidade turística de Minas Gerais. Foto: Jornal de Lavras

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

A cidade de Ribeirão Vermelho poderá se tornar um ponto turístico de Minas Gerais, isso porque ela tem um dos maiores acervos ferroviários do Brasil, entre eles, a rotunda, a maior da América Latina e a terceira do mundo. Exatamente a rotunda, o carro-chefe desse acervo, está prestes a ser restaurado. A Prefeitura daquela cidade já tem o projeto de restauração pronto, ele foi elaborado em 2011 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), uma autarquia do Governo Federal vinculada diretamente ao Ministério da Cultura. O projeto foi elaborado pela empresa Aro Arquitetura, de Belo Horizonte, que venceu um processo de licitação.

O acervo ferroviário de Ribeirão Vermelho - diferente do de Lavras, que pertence a União - foi adquirido pelo município em 2006, na primeira administração da prefeita Ana Rosa Lasmar. Não apenas a estrutura física dos prédios, mas também o solo. Em 2011, em sua segunda gestão, foi elaborado o projeto de restauro da rotunda e também foi realizado o tombamento do acervo pelo Patrimônio Histórico Estadual.

No dia 15 de fevereiro deste ano, o governador Fernando Pimentel, quando veio a Lavras para fazer a entrega de um lote de viaturas para a Polícia Militar, sobrevoou Ribeirão Vermelho e o secretário de Governo Odair Cunha mostrou a rotunda de dentro da aeronave ao governador Pimentel. Após a solenidade no 8º Batalhão, os políticos da região e o governador Fernando Pimentel e sua comitiva se reuniram na residência do deputado estadual Fábio Cherem, nesta reunião, Pimentel conversou com a prefeita Ana Rosa Lasmar, ele quis saber mais detalhes sobre a rotunda, ele falou para a prefeita Ana Rosa que ficou impressionado com a dimensão da estrutura.

A prefeita Ana Rosa Lasmar falou para o governador Pimentel que cabiam 17 mil pessoas acomodadas em cadeiras dentro da rotunda e que ela era conhecida como o "Coliseu Mineiro". O governador ficou mais interessado ainda e questionou a Chefe do Executivo sobre o valor da reforma, Ana Rosa falou do projeto de restauro que foi executado em 2011 e que hoje, ajustando os valores, a reforma giraria em torno de R$ 8 milhões.

Fernando Pimentel disse que o Estado pode arcar com este custo e pode transformar o "Coliseu Mineiro" em um centro multiuso em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla). A primeira providência a ser tomada foi a localização da documentação do tombamento da rotunda pelo Patrimônio Histórico de Minas Gerais. Recentemente a prefeita Ana Rosa Lasmar recebeu a documentação com data do dia 10 de março, a correspondência com a documentação foi expedida pela Secretaria de Governo de Minas.

O deputado estadual Fábio Cherem agendou uma audiência da prefeita de Ribeirão Vermelho com o secretário de Governo Odair Cunha para tratar deste assunto, a prefeita Ana Rosa vai esta semana para Belo Horizonte para dar o primeiro passo que poderá mudar a história de Ribeirão Vermelho e do turismo na região.

Caso tudo corra de acordo com os planos e com o desejo da prefeita Ana Rosa, que conta com a ajuda do deputado Fábio Cherem, do secretário de Governo Odair Cunha e do governador Fernando Pimentel, a rotunda será reformada e se transformará no maior centro multiuso do interior do Estado. Isso deverá impulsionar o turismo na região, o que poderá fazer com que um sonho de lavrenses e ribeirenses se concretizem: as duas cidades ganhariam um trem turístico que rodaria nos finais de semana. Uma das vantagens é a curta distância entre as cidades, 9 quilômetros, o que tornaria a viagem agradável. A prefeita Ana Rosa Lasmar já vislumbra essa possibilidade e disse que a volta do "trenzinho" seria a segunda fase de seu projeto de estruturação do turismo naquela cidade.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras