Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Evento /


Publicada em: 29/03/2017 11:31 - Atualizada em: 29/03/2017 15:21
Lavras está sediando exposição de Mangalarga Marchador
Quase 200 criadores de todo o Brasil vão se encontrar em Lavras a partir de hoje na 24ª Exposição Especializada do Cavalo Mangalarga Marchador de Lavras

Estrutura já está pronta para receber os criadores de todo o Brasil para o evento que começa efetivamente hoje. Fotos: Jornal de Lavras

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

O Homem, desde os seus primórdios, sempre teve uma estreita relação com os cavalos, ligada, sobretudo, à sua própria subsistência e sobrevivência. Os cavalos sempre foram elementos integrantes da história, como o famoso Incitatus, o cavalo que foi nomeado Senador, em Roma, pelo imperador Calígula. O cavalo Branco, de Napoleão Bonaparte, também é citado inúmeras vezes nos livros da história universal.

No mundo da fantasia todo mundo conhece "Herói", o cavalo do Fantasma, o justiceiro de 400 anos que habita a Floresta Negra. Outro cavalo conhecido foi companheiro de outro justiceiro, é Tornado, o companheiro do herói mascarado Zorro. Na literatura um dos mais famosos é Aquilante, o cavalo de Dom Quixote, que se tornou famoso na história de Cervantes. Uma das passagens mais famosas da história do Brasil e que foi imortalizada em uma pintura de Pedro Américo, a obra "Grito do Ipiranga", mostra Dom Pedro I, de cima de um cavalo, empunhando sua reluzente espada liberta o Brasil de Portugal.

Na nossa região o cavalo também fez história e ganhou o mundo, tudo começou há dois séculos na Comarca do Rio das Mortes, no Sul de Minas. A história do Mangalarga Marchador teve início com a família Junqueira, com Gabriel Francisco Junqueira, o Barão de Alfenas, que ganhou de Dom João VI um garanhão da raça Alter-Real e deu início a sua criação de cavalos cruzando o garanhão com éguas marchadoras selecionadas nos municípios de Cruzília e Luminárias.

Destes cruzamentos surgiu um novo tipo de cavalo com andar macio e elegante que chamou atenção. No século passado, em 1934, foi fundada a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo da Raça Mangalarga (ABCCRM).

Quem quiser conhecer mais da história deste animal que chama a atenção de todos também pela beleza, pelo porte e elegância, poderá, a partir de amanhã, quinta-feira, dia 30, visitar o Parque de Exposição "Silvo Modesto de Souza", às margens da BR-265, pois amanhã será aberta ao público a 24ª Exposição Especializada do Cavalo Mangalarga Marchador de Lavras, que se estenderá até o dia primeiro de abril, sábado, com entrada franca.

Hoje, quarta-feira, dia 29, começa a evento, mas com a entrada dos animais e uma confraternização entre os participantes. A abertura do evento será amanhã às 8h com início dos julgamentos e às 20h, música ao vivo. Na sexta-feira, dia 31, às 8h tem início a julgamento e às 19h30, recepção no Haras El Far e homenagem aos criadores (convite especial). No sábado, julgamento a parir das 8h e às 17h, música ao vivo.

A 24ª Exposição Especializada do Cavalo Mangalarga Marchador de Lavras é uma iniciativa do Núcleo Mangalarga Marchador de Lavras, com o apoio do Haras El Far, Sindicato Rural de Lavras e Prefeitura Municipal.

Ontem, terça-feira, dia 28, o secretário Municipal de Assuntos Rurais, Edson Alves de Abreu, o "Duti", e o assessor do prefeito José Cherem, Rafael Piedemonte, estiveram no Parque de Exposições e se reuniram com o presidente do Núcleo, Célio Júnior Ferreira de Souza. Segundo ele, o evento se tornou possível graças também ao empenho da Secretaria Municipal de Assuntos Rurais, que viabilizou máquinas, equipamentos e homens para recuperar o parque de exposições da cidade.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras