Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 06/02/2011 23:51 - Atualizada em: 02/11/2011 11:03
Aluno do Cefet se destaca em estágio na Universidade Federal de Lavras
Aluno de Nepomuceno teve a oportunidade de construir um braço robótico no laboratório do curso de Ciência da Computação da Ufla.

     

        Foto ilustrativa

 

O Jornal de Lavras tem CLICK EMPREGO. Quer saber? Clique aqui.

O Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Lavras (Ufla) recebeu o aluno Márcio Magela Maculan para fazer um estágio naquele departamento. Márcio é aluno do curso técnico de mecatrônica do Cefet (Centro Federal de Educação Tecnológica), de Nepomuceno.

O estudante, orientado pelos professores Willian Soares Lacerda, da Ufla, e Carlos Ademir da Silva, do Cefet, construiu um braço manipulador robótico.

O artefato já passou pela fase mecânica, que consiste no chapeamento, acoplamento do motor e eixo. Agora as próximas etapas envolvem o desenvolvimento das partes de eletrônica e de programação, por meio das quais o robô poderá ser controlado por um microcomputador.

Segundo o professor Willian, o braço servirá para a realização de pesquisas e será utilizado em várias disciplinas práticas do curso de Engenharia de Controle e Automação da Ufla. "Afinal, esse braço possui grande parte dos mecanismos utilizados em robôs de indústrias automotivas, pesquisas espaciais ou ambientes inóspitos ao ser humano, como o fundo do oceano", explica ele.

Tanto os professores, quanto o estudante Márcio afirmam que o desenvolvimento desse robô só foi possível em razão de a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura ter aberto processo de seleção para estudantes de todo o país fazerem estágio na Ufla, que é regulamentado pelo MEC.

"Aproveitei a oportunidade para cumprir meu estágio obrigatório no Laboratório de Eletrônica da Ufla e pude desenvolver algo - experiência bem mais interessante do que apenas repetir ações na área", finaliza o estudante. 

Clique aqui e comente esta notícia no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras