Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/


Publicada em: 28/01/2017 14:51 - Atualizada em: 29/01/2017 10:08
Ações de combate à leishmaniose foram apresentadas em reunião na Prefeitura de Lavras
Ministério Público reconhece que as ações desencadeadas pelas autoridades em Lavras no combate ao vetor da leishmaniose estão corretas

Prefeito e Promotor ouviram as explanações sobre o que está sendo feito em Lavras para conter a leishmaniose visceral. Abaixo, o prefeito José Cherem e promotor Wesley Leite Vaz conversam sobre as ações de combate ao mosquito vetor da leishmaniose 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

A manhã de ontem, sexta-feira, dia 27, foi movimentada no gabinete do prefeito José Cherem, isso porque ele se reuniu com o promotor Wesley Leite Vaz, com técnicos da Universidade Federal de Lavras (Ufla), com autoridades da área da saúde do município, com representante da Câmara Municipal e de Defesa dos Animais e com o vice-prefeito Edson Alves de Abreu.

O Chefe do Executivo pediu que fosse apresentado um balanço das ações que estão sendo realizadas depois que foi confirmado o primeiro caso de leishmaniose visceral humana em Lavras. As ações consistem em combater o mosquito transmissor da doença, tanto com a pulverização quanto com a higienização de quintais onde o vetor habita.

Todos mostraram o que estava sendo realizado em atendimento às determinações do prefeito José Cherem, que além de ser responsável pela administração da cidade, é médico, o que dá a ele um entendimento maior da gravidade da doença.

Após as explanações dos participantes da reunião, explicando as ações desempenhadas não apenas no bairro Morada do Sol II, onde reside a adolescente que contraiu a doença, mas em toda cidade onde foram detectados cães com diagnóstico de leishmaniose, o promotor Wesley Leite Vaz, disse que as ações apresentadas na reunião estão corretas, o promotor reforçou que o combate não depende apenas do poder público, mas de toda população. Ainda de acordo com o promotor Wesley Leite Vaz, o Ministério Público vai reforçar a fiscalização nas clínicas veterinárias e com os profissionais da Medicina Veterinária. Segundo ele, o médico veterinário tem a obrigação e o dever de notificar a Vigilância em Saúde sobre todos os casos de leishmaniose canina confirmados.

Segundo o promotor Wesley, ele já fez algumas reuniões com os médicos veterinários de Lavras e fará novas reuniões, para exigir que eles notifiquem os casos de cães contaminados pelo vírus, que seja comunicado imediatamente as autoridades de saúde do município, para as providências devidas. Quem não cumprir isso será responsabilizado criminalmente.

O gerente da Vigilância em Saúde de Lavras, Júlio César Wallwitz Cardoso (foto ao lado), lembrou que o "vilão" não é o cachorro, mas o vetor, no caso o mosquito-palha. "O cachorro na verdade é punido pelo descaso de seu dono", disse. Para Júlio, o poder público está fazendo a parte dele, mas a população precisa ajudar já que o mosquito se reproduz em matéria orgânica e a limpeza de quintais é fundamental. 

Júlio disse ainda que a higienização dos quintais são fundamentais para evitar que o mosquito-palha se reproduza. De acordo com ele: "o mosquito-palha se reproduz na decomposição de cascas de frutas, folhas e outros materiais", mas ele frisou que os galinheiros são os locais onde a proliferação do mosquito é maior, isso porque ele deposita seus ovos nas fezes das galinhas e à noite, se alimenta do sangue das aves, mas deixou claro que galinhas não contraem a doença, apenas o cão. 

O prefeito José Cherem disse que não poupará esforços no combate ao mosquito-palha em Lavras, disse também que está satisfeito com o reconhecimento das autoridades e dos especialistas no trabalho que a Prefeitura está desenvolvendo. "Estamos verificando os locais onde foram notificados casos de aparecimento do mosquito, mas esperamos contar com o apoio da população". 

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras