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Publicada em: 23/01/2017 15:11 - Atualizada em: 23/01/2017 21:14
20 anos de telefonia móvel em Lavras; 20 anos de reclamações
São duas décadas de reclamações de clientes de todas as operadoras

Torre de telefonia na serra da Bocaina. Foto ilustrativa: Jornal de Lavras

 

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Hoje está fazendo 20 anos que os lavrenses passaram a contar com o sistema de serviço de telefonia móvel, o telefone celular. A inauguração do sistema em Lavras foi no dia 23 de janeiro de 1997. Hoje também está fazendo 20 anos que os lavrenses reclamam deste serviço.

As reclamações são inúmeras, desde cobranças indevidas ou abusivas até a falta de sinal, passando por serviço não fornecido, seja na entrega ou no cumprimento da oferta, e a qualidade insuficiente.

Numa tentativa de melhorar o serviço, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou no mês de março novas regras de contrato entre as operadoras de telefonia e os consumidores do serviço, com o objetivo de que os problemas sejam reduzidos. O consumidor agora deve ter acesso ao contrato antes de contratar os serviços de telefonia móvel.

De acordo com a nova resolução, a empresa precisa notificar o cliente quando o consumo se aproximar da franquia contratada, no caso do plano pós-pago. Já para o plano pré-pago, o consumidor deve ser avisado quando os créditos estiverem perto de acabar ou expirar. A operadora também deve disponibilizar, em versão online e impressa, o relatório detalhado dos serviços prestados.

Um ponto importante é que o consumidor deve ter acesso ao contrato que deve conter o tipo de plano, valores pagos nos últimos seis meses e o perfil do consumo nos últimos três meses. O cliente pode cancelar o contrato de serviço de telecomunicações sem falar com o atendente e o cancelamento deve ser processado em até dois dias úteis. Além disso, a prestadora não pode enviar mensagens com propagandas, sem a permissão do cliente.

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