Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 15/01/2017 20:22 - Atualizada em: 16/01/2017 10:18
15 de janeiro é um dia muito importante na história de Lavras
Você sabe que dia é hoje? 15 de janeiro, e sabe o que essa data representa para os lavrenses? Muitas coisas. Confira

Imagem meramente ilustrativa extraída das Sesmarias, Eréus e Latifúndios

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

Hoje é dia 15 de janeiro, uma data importante para a história de Lavras, hoje está fazendo 280 anos que a Carta de Sesmaria concedeu as terras do Funil do Rio Grande a família Bueno da Fonseca. Foi no dia 15 de janeiro de 1737 que ela foi assinada em Vila Rica, por Martinho de Mendonça de Pinna e de Proença. A Carta de Sesmaria foi passada ao capitão de cavalo Pedro da Silva de Miranda, Francisco Bueno da Fonseca, Salvador Jorge Bueno Paschoal Leite Paes, Diogo Bueno da Fonseca e Manoel Francisco Xavier Bueno, aos quais foram cedidos, conforme requererão, "...e por ser sertão a dita paragem, às terras e matas situadas no Funil do Rio Grande, Comarca do Rio das Mortes, com três léguas de cumprido desde o referido Funil até a barra do Ribeirão das Faisqueiras, e de testada até o campo que será uma légua e meia".

Os requerentes fundamentaram seu pedido dizendo que: "... se a achavam com grande número de negros sem terra, nem mato em que pudessem ocupar para se utilizarem, e a fazenda de Sua Majestade com aumento dos reais dízimos; e porque tinham posses e feitorias há mais de sete anos no Funil do Rio Grande, Comarca do Rio das Mortes queriam por sesmaria às terras, e matas que compreendem o dito Funil do Rio Grande correndo rio abaixo até aonde afocinha um morro do mesmo rio..."

Hoje também faz 158 anos que o Governo da Província de Minas Gerais respondeu à Câmara Municipal da Vila de Lavras que nada podia fazer para a desapropriação do manancial da Laje, água que pretendia encanar para a Vila, que era de propriedade de José Joaquim dos Reis Villela e seus herdeiros.

Foi também num dia 15 de janeiro, mas de 1891, que o lavrense Francisco Antônio Salles, na qualidade de deputado membro do Congresso Mineiro, assinou juntamente com os demais deputados em Ouro Preto, a promulgação da Constituição de Minas Gerais. A Constituição Mineira de 1891 estabeleceu o Bicameralismo, à semelhança do Poder Legislativo Federal. O Poder Legislativo Estadual passou a ser exercido pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Mineiro, que funcionavam separadamente e constituíam o Congresso Mineiro.

Um fato que poucos lavrenses conhecem: hoje, dia 15 de janeiro é aniversário do Instituto Gammon, hoje está fazendo 124 anos que foi fundada uma das mais importantes e reconhecidas instituições de ensino do Brasil, o Instituto Gammon, com o nome de Instituto Evangélico de Lavras, pelo missionário norte americano Samuel Rhea Gammon.

O aniversário do Gammon é comemorado em agosto porque em janeiro é férias escolares e não seria possível realizar a tradicional Semana do Instituto. A data escolhida para comemorar o aniversário do Gammon é 21 de agosto, nesta data é comemorado o aniversário de Carlota Kemper, a conhecida "Mulher Enciclopédia". Dona Carlota nasceu no dia 21 de agosto de 1837 em Virgínia, nos Estados Unidos, e em 1892 veio para Lavras. Em sua homenagem a Semana do Instituto é comemorada em agosto.

Se a data de 15 de janeiro é importante para Lavras ela também tem significativa importância para a cidade de Itumirim, isso porque hoje, dia 15 de janeiro, está fazendo 93 anos que os moradores daquele lugar, conhecido na época como arraial da Coruja, teve um dia de festa para comemorar a chegada da luz elétrica, o que representou um grande passo para o progresso daquele lugar.

Mas o 15 de janeiro também é importante para Itumirim não apenas pela chegada da luz elétrica, hoje aquela cidade comemora 82 anos que foi erigida a Paróquia de São José de Itumirim, pelo bispo Dom Frei Inocêncio Engelke, a importante conquista foi no dia 15 de janeiro de 1935.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras