Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/


Publicada em: 24/12/2016 11:59 - Atualizada em: 25/12/2016 18:04
(Série Decoração de Natal) Presépio da família Moreira, uma obra de arte e de engenharia
Um presépio que é uma obra de engenharia e uma obra de arte, vale a pena ser visitado

Clique no play para ver o vídeo

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

O primeiro adorno de Natal, o mais antigo do mundo não é a tradicional árvore, nem a guirlanda, muito menos a figura do bom velhinho Papai Noel, o mais antigo que existe, datado de 1223 é o presépio. Montar um presépio em casa já é tradição entre as famílias católicas, é um gesto que ajuda a preparar a celebração do nascimento de Jesus, lembrado em cada Natal.

O primeiro presépio do mundo foi montado em uma gruta na cidade italiana de Assis, há 793 anos, ele foi montado na gruta porque na época a igreja não permitia a realização de representações litúrgicas nas paróquias, mas um jovem, filho de comerciante abastado, chamado Francisco pediu a dispensa da proibição, para relembrar ao povo a natividade de Jesus Cristo. Esse jovem se tornou santo e é conhecido em todo o mundo como São Francisco de Assis.

A ideia de Francisco era mostrar, através da encenação, como Jesus veio ao mundo, de forma simples, humilde, ele montou na gruta em Assis a encenação do nascimento do Menino Jesus, com personagens representando Maria, José, os três Reis Magos, e com a presença de alguns animais. Desde então, tornou-se uma tradição recriar o presépio na época do Natal. O presépio simboliza a união dos mundos, os animais, os seres humanos e o divino. O presépio, nas palavras de São Francisco de Assis, é um elogio à simplicidade e à humildade.

Muitas famílias ainda montam presépios nesta época do ano, alguns muito simples, de papel, outros com imagens pequenas, postadas embaixo das árvores de Natal. Mas na região existe um presépio que chama a atenção, não apenas pela sua grandiosidade, mas pela criatividade de quem, todos os anos, realiza esse trabalho de organizar todas as peças num cômodo construído especialmente para isso, é o presépio da família Moreira.

A obra é do artista Ademar de Abreu Moreira. Ademar é filho do artesão Nelson Moreira, que já foi tema de matéria neste jornal com suas miniaturas confeccionadas com fitas de bambu. Ademar e toda sua família moram numa comunidade na zona rural, na divisa de Ribeirão Vermelho com Lavras, no local conhecido como Niterói.

O presépio é montado por Ademar com a ajuda de sua esposa Maria do Rosário, que ele a chama carinhosamente de "Fia". Os dois esbanjam criatividade, talento e simpatia. O mais incrível de tudo isso é que o presépio da família Moreira é movimentado, as peças ganham vida, elas movimentam através de uma fonte de energia da natureza: todas as peças do presépio ganharam vida com a força hidráulica, a água que dá vida as peças, ela que movimenta toda a estrutura.

Ademar montou uma estrutura cheia de pequenos canos montados por baixo da base do presépio, uma obra de engenharia que chama a atenção de quem visita, e como têm visitantes: Ademar e Fia mantém um livro de visitas no presépio, todos que passam por lá assinam o livro que eles exibem como um troféu de reconhecimento. Tem visitantes de todos os Estados da Federação e até do exterior. 

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras