Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Evento /


Publicada em: 13/12/2016 09:53 - Atualizada em: 13/12/2016 12:31
Oficinas reuniram cerca de 50 participantes na Cafeteria Escola da Ufla
Os temas abordados foram: Preparo correto de café coado; Métodos de preparo; e Drinks com café e degustação de cafés: Cerrado x Sul de Minas

Foto: Ascom InovaCafé

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

Cerca de cinquenta pessoas participaram, no início de dezembro, de oficinas oferecidas pela Cafeteria Escola da Universidade Federal de Lavras (CafEsal/Ufla). Os temas abordados foram: Preparo correto de café coado; Métodos de preparo; e Drinks com café e degustação de cafés: Cerrado x Sul de Minas.

Os cursos foram ministrados pela equipe do Núcleo de Estudos em Qualidade, Industrialização e Consumo de Café (QICafé) e pela equipe de estagiários da Cafeteria, sob a supervisão da gestora em Inovação do Café e Barista Helga Andrade.

A oficina sobre o preparo correto de café coado chamou a atenção dos participantes. A prática, que é comum para muitas pessoas, tem seus segredos. Consumidor assíduo da Cafeteria, o empresário Carlos Balisa, proprietário do Restaurante Saúde e Cia, que fica localizado no Centro de Convivência da Ufla, falou sobre a importância da oficina. "Inicialmente eu inscrevi três funcionários do restaurante no curso; no final, oito funcionários participaram e transformaram a nossa forma de preparar o café coado".

Carlos também ressaltou a importância dos detalhes na preparação do café. "Antes da oficina, o nosso café tinha diferentes sabores; não conseguíamos manter uma uniformidade na bebida. Hoje sabemos da importância do passo a passo na produção do café, desde a escolha do grão até a forma de inserir a água".

A estudante do curso de Administração da Ufla, Mariane Freitas, participou do curso de Drinks com Café. Ela consome a bebida todos os dias e procurou o curso para fugir do consumo comum. "O que mais me surpreendeu foi o drink com suco de laranja. Nunca imaginei que ficaria tão bom. É muito legal ver que podemos fazer diversas combinações com o café".

Para a estudante de doutorado do programa de pós-graduação em Ciências dos Alimentos, Sabrina Alves, que ministrou a oficina de Degustação de Cafés: Cerrado x Sul de Minas, foi muito importante ter a oportunidade de compartilhar conhecimento. "Durante o curso, o nosso foco foi diferenciar os cafés do Cerrado e do Sul de Minas. Apresentamos as características dessas duas regiões e os participantes degustaram o café dos dois locais. Assim, foi feita uma prática de degustação e prova de xícara do café no método de preparo aeropress, para identificar possíveis alterações de sabores".

Atualmente a Cafeteria CafEsal atende o público no Centro de Convivência da Ufla com serviço convencional de cafés e a realização de treinamentos e eventos com vagas limitadas, de segunda a sexta-feira das 8h às 12h. Em 2016, as suas atividades serão finalizadas no dia 16 de dezembro, tendo como retorno previsto para o dia 16 de janeiro de 2016.

Fonte: Ascom InovaCafé

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras