Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 08/12/2016 10:11 - Atualizada em: 08/12/2016 13:35
PM afirma que fim da Cavalaria não vai trazer prejuízo na segurança de Lavras
Fim da Cavalaria do 8º Batalhão provoca insatisfações em Lavras e muitas manifestações na internet

Cavalaria do 8º Batalhão foi extinta por decisão do Comando Geral da PM, animais serão leiloados. Foto: Jornal de Lavras

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

A Cavalaria do 8º Batalhão vai mesmo ser extinta e a assessoria da Polícia Militar já distribuiu nota para a imprensa, nela a PM afirma que a decisão foi "pautada em argumentos técnicos de empregabilidade do recurso, conforme sua especificidade, ou seja, teve mensurada sua potencialidade em policiamento em estádios de futebol, em locais com alta incidência de crimes, em controle de distúrbios civis de toda natureza e, comumente, em aglomerações de pessoas, como pontos de ônibus, filas extensas de pessoas, que são exemplos da atuação destacada desse tipo de policiamento. Com base em estudos técnicos que levaram em conta o baixo emprego da cavalaria nas atividades típicas de policiamento montado, a possibilidade de deslocamento de tropa e de equinos para atender a todo Estado de Minas Gerais e uma boa logística Institucional foram fatores preponderantes para a tomada de decisão".

Ainda na nota, a PM afirma que a medida não trouxe prejuízos à comunidade lavrense, em razão do remanejamento dos militares que atuavam na cavalaria para a atividade de policiamento, possibilitando o lançamento de mais duas guarnições policiais de patrulhamento na prevenção ativa na cidade de Lavras. A nota ainda afirma que o número de emprego da Cavalaria foi pequeno em comparação com outras atividades de policiamento. Segundo a nota da PM, o emprego da Cavalaria, obedecendo a critérios conceituais, teve apenas um resultado de 16,43% de atividades típicas de policiamento montado, contra 83,57% de desvios de finalidade, "isso por si só justificaria a mudança do modelo de emprego de policiamento adotado pelo grupo de cavalaria da cidade de Lavras".

A extinção da Cavalaria em Lavras provocou reações em Lavras, alguns até aprovaram, mas com a justificativa de que os cavalos atrapalham o trânsito e sujam as ruas, no entanto elas não levaram em conta a questão da operacionalidade no que diz respeito a segurança. Outros já manifestaram não concordar com a medida, sobretudo num momento delicado em que a cidade se encontra na questão da segurança, com a criminalidade crescendo de forma assustadora.

Publicações em dois blogs da cidade demonstram isso, um é o Mirante da Bocaina, do jornalista J. Paulo, que critica a medida tomada pelo Comando Geral em acabar com a Cavalaria e critica também a questão da segurança da cidade. O outro blog é do coronel Antônio Claret dos Santos, que foi comandante do 8º Batalhão, nele o militar da reserva fala que a "Segurança em Lavras será leiloada pela bagatela de R$ 4.350 mil", se referindo ao preço dos animais que vão a leilão.

Confira as publicações dos dois blogs clicando nos links:

Blog Mirante da Bocaina

Blog Coronel Claret

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras