Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Meio Ambiente /


Publicada em: 05/12/2016 11:41 - Atualizada em: 05/12/2016 16:11
"Olha o passarinho": conheça o trabalho do Goave-EMAB - veja fotos
Em Lavras existe um grupo que estuda as aves, suas peculiaridades, costumes e modo de vida. E o grupo registra tudo em fotos

Professora Rosimary Aparecida dos Santos, fundadora do Goave-EMAB (Foto: Jornal de Lavras)

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

Você mesmo morando na cidade provavelmente escuta pássaros cantando todos os dias, mas será que você saberia diferenciar um canto de passarinho de outro? A observação de aves é mais que um hobby, é uma arte, principalmente quando a pessoa registra através de fotografias para que outros possam desfrutar da beleza de suas plumagens e poder conhecer algumas características. Se é difícil distinguir um canto de pássaro do outro, imagine então saber os seus nomes.

Em Lavras existe um grupo de observadores de aves e ele é comandado por uma mulher, ela quem organizou e criou esse grupo. Imagine você levantar às 6h da manhã de domingo e sair em grupo para locais onde os pássaros possam ser observados e fotografados. Pois bem, os integrantes do Goave-EMAB fazem isso. Goave-EMAB significa Grupo de Observadores de Aves da Escola Municipal Álvaro Botelho, a única escola de Lavras que tem um grupo de observadores de aves e, talvez, a única da região.

Tudo começou quando a professora Rosimary Aparecida dos Santos, que é especialista em Educação Ambiental, quando concluía seu curso teve que apresentar o seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), e um colega de curso, que é ornitólogo, Matusalém Miguel, sugeriu que ela fizesse o TCC em observação de aves na região, ela apresentou o seu trabalho e se apaixonou pela arte.

Há cinco anos Rose montou um grupo na escola municipal Álvaro Botelho, onde trabalha, o que ela não esperava era que os alunos se interessassem tanto pela arte. Rose conta que entre os alunos do grupo, um deles era engaiolador de pássaros, o menino capturava passarinhos e vendia. Quando ele saiu a campo com o grupo, fotografando, o garoto percebeu que ver o pássaro numa fotografia em seu habitat natural era mais interessante, com pouco tempo o menino desinteressou pelo que fazia antes, não mais apreendia os pássaros e nem comercializava mais. Rose se orgulha ao falar dele, segundo ela, hoje ele é um estudante universitário, estuda na Universidade Federal de Lavras (Ufla) e é uma pessoa muito interessada nas questões ambientais. Ela faz questão de dizer o seu nome para que ele saiba que ela tem orgulho dele, é Michael Jaderson.

Rose contou que muitos alunos que integraram o Goave-EMAB se formaram e o grupo é renovado sempre, mas alguns continuam a participar do grupo, com menos frequência, por causa de seus compromissos. O grupo coordenado pela professora Rosimary Aparecida já registrou mais de 300 espécies no wikiaves.com.br, um site que funciona como a Wikipédia, porém, somente sobre aves.

Mas o trabalho do grupo não fica só nisso, ele já foi mostrado na Argentina e nos Estados Unidos, através de uma ornitóloga de renome internacional: Martha Argel, conhecida em todo o mundo pelo seu trabalho científico. Martha se empolgou com o Goave-EMAB e enviou de presente para o grupo livros de sua autoria e folders.

O trabalho coordenado pela professora Rose chamou a atenção também de figuras conhecidas no mundo da ornitologia, como Edson Andrigo, Geisel Trivelato e Renato Rizaro, que também fizeram doações de livros e CDs sobre aves. Rose disse que tem um monitor no grupo, ele não estuda na escola Álvaro Botelho, mas é um observador de aves, trata-se de Alexandre Mesquita, quem, segundo Rose, tem um conhecimento muito grande na área.

Questionada sobre quais as dificuldades encontradas pelo grupo, Rose disse que é a falta de equipamentos, como binóculos e máquinas fotográficas, segundo ela, o grupo possui apenas duas máquinas semi-profissionais.

Quem quiser conhecer os registros fotográficos das aves feitos em Lavras e região, poderá fazê-lo amanhã, terça-feira, dia 6, numa exposição que será realizada na praça Dr. Jorge a partir das 8h30. 

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras