Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ /


Publicada em: 24/11/2016 13:21 - Atualizada em: 24/11/2016 23:24
Fim da Cavalaria do 8º desencadeia reação em Lavras: população faz abaixo-assinado
População reage decisão do Comando Geral da PM em acabar com a Cavalaria do 8º Batalhão

O fim da Cavalaria representa o enfraquecimento do aparelho policial, já que são inúmeras ações de combate ao crime com a participação da Cavalaria do 8º Batalhão, que agora tem seus dias contados. Foto: Jornal de Lavras 

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

O coronel da reserva da Polícia Militar, Antônio Claret dos Santos (foto), ex-comandante do 8º Batalhão em Lavras, organizou um abaixo-assinado junto à população lavrense pedindo ao governador Fernando Pimentel e o comandante Geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Marco Antônio Badaró Bianchini, que voltem atrás com a decisão de acabar com a Cavalaria do 8º Batalhão.

O Comando Geral da Polícia Militar está fazendo modificações na estrutura policial e uma delas afetou diretamente Lavras. A decisão doComando Geral é extinguir a Cavalaria do 8º Batalhão. A medida não será aplicada apenas em Lavras, mas em toda Minas Gerais. A Cavalaria se restringirá apenas à capital mineira, sob a alegação de contenção de despesas.

Em Lavras, a Cavalaria se mantém sem ônus para o Estado, isso porque os animais se alimentam de ração doada pela Ração Total, através de um convênio firmado entre a empresa e o Comando do 8º Batalhão. Além disso, graças a Universidade Federal de Lavras (Ufla), especialmente ao Departamento de Medicina Veterinária, os animais recebem tratamento gratuito por aquela escola que é, inquestionavelmente, uma das melhores do Brasil. 

A Cavalaria tem sido fundamental no combate ao crime em Lavras, mas a ordem do Comando Geral é recolher todos os animais e equipamentos da Cavalaria e enviar para Belo Horizonte.

A modalidade Policiamento Montado apresenta, em alguns casos, vantagens em relação ao policiamento a pé e motorizado: o cavalo, por seu porte físico, infunde respeito às pessoas, sendo fator de maior sucesso nas ações preventivas e repressivas. Recente estudo realizado na Real Polícia Canadense destacou, que na situação de distúrbio civil, cada policial montado representa 10 homens a pé, reduzindo a possibilidade de confronto pelo efeito psicológico causado.

O ex-comandante do 8º, Antônio Claret dos Santos, na manhã de hoje entregou ao reitor da Universidade Federal de Lavras (Ufla), professor José Roberto Scolforo, uma cópia do abaixo assinado pedindo que a decisão de extinguir a Cavalaria do 8º Batalhão, seja repensada. Scolforo deverá anexar documentos que mostram a ajuda da Ufla na manutenção da Cavalaria em Lavras e encaminhar a cópia ao Governo de Minas.

O coronel Claret vai entregar também cópias aos deputados Fábio Cherem e Dâmina de Carvalho Pereira, para que eles também encaminham para os setores competentes.

Nota da redação

O fim da Cavalaria em Lavras coincide com um momento jamais vivido pela Polícia Militar de Minas Gerais, um momento em que se tem notado crescimento acentuado da criminalidade em Lavras e em todo Sul de Minas, a PM tem demonstrado fragilidade frente a esses problemas, um exemplo dessa fragilidade foi o que aconteceu na tarde de ontem, quarta-feira, dia 23, quando a agência bancária que fica dentro do quartel do 8º Batalhão foi assaltada, uma afronta à instituição.

Outro fato marcante e inédito em relação à Polícia Militar é o seu distanciamento da imprensa, e isso não está acontecendo apenas em Lavras, mas em toda a região: a imprensa não tem mais acesso às informações das ocorrências, que por outro lado é constantemente cobrada pela sociedade que sabe que a criminalidade é crescente porque testemunha e fica sabendo pelas redes sociais. Pela ocultação das informações por parte da PM estes casos não estão sendo mostrados em sua totalidade pela imprensa.

É lamentável ver uma unidade que faz parte não apenas da história de Minas, mas de todo o Brasil, como o 8º Batalhão, ser alvo desta decisão do Governo do Comando Regional de extinguir um de seus setores. A história se orgulha dos homens que integraram e integram as fileiras do 8º Batalhão, mas a história registrará também quem está prejudicando este batalhão que esteve presente em momentos importantes na vida política de Minas e do país, como a Revolução Constitucionalista de 1932 e na garantia e na ordem de momentos marcantes, com em março de 1964 e na greve da Polícia Militar de 1997.

O abaixo-assinado demonstra apoio de grande parte da população e mostrará ao Comando Geral da Polícia Militar e ao governador Fernando Pimentel o que as pessoas que se manifestaram esperam deles.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras