Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Meio Ambiente /


Publicada em: 23/11/2016 07:44 - Atualizada em: 23/11/2016 11:42
Período de chuva: Bombeiros de Lavras promovem trabalho preventivo - veja fotos
Minas já têm sete municípios afetados pela chuva este ano; em Lavras Bombeiros fazem trabalho preventivo

Bombeiros fiscalizam áreas que oferecem perigo de deslizamento ou inundação. Fotos: 1º Pelotão de Bombeiros Militares Lavras

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

O período de chuva ainda nem começou e o balanço da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec), divulgado na tarde de ontem, terça-feira, desenha um quadro preocupante, ele mostra que além de Resplendor, no Vale do Rio Doce, que decretou situação de emergência no domingo por causa de uma forte enchente em córregos, outras seis cidades mineiras foram afetadas por algum impacto decorrente da chuva. Em Resplendor, quatro pessoas morreram na zona rural do município atingidos pela enxurrada quando tentavam sair de casa. Em Aimorés, na mesma região, pelo menos cem pessoas ainda estão desalojadas por causa dos efeitos de uma tromba d'água que atingiu os córregos que cortam a cidade.

No balanço da Cedec estão ainda as cidades de Conselheiro Lafaiete, onde houve alagamento no dia 14 e: Santo Antônio do Jacinto e Pedra Azul no Vale do Jequitinhonha.

Em Lavras o Corpo de Bombeiros deu início, na semana passada, dia 17, os trabalhos preventivos referentes ao período chuvoso na cidade, que tem como objetivo realizar levantamentos de acordo com o Plano de Contingência do Período Chuvoso e vistoriar os locais de risco do município, que visam à prevenção de ocorrências típicas deste período, tais como: deslizamentos de terra, desabamentos de imóveis, queda de árvores, inundações, enchentes, salvamento e resgate de bens e de pessoas ilhadas, acidentes automobilísticos, entre outros. A previsão para o término das atividades que acercam o período chuvoso é até o final de março de 2017.

O Plano de Contingência do 1º Pelotão de Bombeiros de Lavras ainda tem por finalidade atender a comunidade do município afetada durante a ocorrência de intensas precipitações hídricas, norteando os trabalhos das equipes operacionais, onde é implantada a metodologia de gerenciamento utilizado para o presente plano a do Sistema de Comando em Operações, que será ativada de acordo com a necessidade do evento.

Diante da expectativa de que a previsão climática para o término deste ano e início do ano do próximo é como nos demais anos anteriores de intensos índices pluviométricos, que  historicamente provocam transtornos à população mineira, o Corpo de Bombeiros e demais órgãos de Defesa Social, buscam minimizar os danos decorrentes dessas ocorrências com o planejamento da atuação preventiva, conscientização da sociedade com informes através da  imprensa e distribuição de "folders" e de socorro à população em situação de risco, sendo elo de extrema importância, as ações conjuntas com os demais órgãos e com a própria população na vigilância das áreas de risco do seu entorno. 

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras