Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 30/01/2011 13:01 - Atualizada em: 02/11/2011 11:52
Lavras na luta contra a hanseníase
Dia 30 é o Dia Mundial de Combate a Hanseníase e o domingo foi de esclarecimento sobre esta doença que acomete oito lavrenses por ano.

     

        Campanha de combate

 

LAVRAS TEM Tutty Cerimonial. Quer saber? Clique aqui.

O Brasil é o primeiro país no mundo em casos de hanseníase, com cerca de 50 mil novos casos a cada ano, provocando de 8% a 10% de seqüelas irreversíveis. Se assim permanecer, em pouco tempo será a única nação do mundo que não terá atingido a meta de eliminar a hanseníase, de acordo com o embaixador da OMS Yohei Sasakawa, cuja fundação atua no Brasil em parceria com o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), entidade do movimento social que trabalha desde 1981 na luta contra a doença.

O Dia Mundial de Combate a Hanseníase, instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o último domingo do mês de janeiro, conta com ações de voluntários, que tem o apoio das entidades de saúde.

Em Lavras, a hanseníase atinge 8 pessoas por ano, segundo a enfermeira e Coordenadora do Programa Hanseníase de Lavras, Rachel Graças Ferreira. Rachel disse ainda que, no momento, existem seis pacientes em tratamento. "Antigamente era uma doença de tratamento mais difícil, além do problema do preconceito, mas hoje é uma doença de tratamento fácil."

Neste domingo, dia 30, Dia Mundial de Combate a Hanseníase, diversos eventos estão sendo realizados na cidade na área da saúde. Na praça Augusto Silva, a equipe da UBS (Unidade Básica de Saúde) da Chacrinha passou a manhã distribuindo panfletos para que a população aprendesse a identificar sinais e sintomas da doença e como proceder.

A hanseníase é uma doença causada por um micróbio que atinge a pele e os nervos. Para reconhecer a doença deve se ficar atento às manchas brancas ou vermelhas, caroços e dormências em qualquer parte do corpo; dor nos nervos e fraqueza nos braços, mãos, pernas e pés; machucar-se ou queimar-se sem sentir dor. A doença é de fácil tratamento e cura: o tratamento dura de 6 a 12 meses, sem afastar o doente dos familiares, escola trabalho ou lazer.

Em Lavras, no caso de suspeita de hanseníase, o correto é procurar seu PSF (Programa de Saúde da Família) para ser encaminhado à UBS-Chacrinha, que é a responsável pelo programa de tratamento de hanseníase em Lavras, ou então procurar diretamente a UBS-Chacinha, telefone 3694-4118.

Siga-nos no Twitter: @jlavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras