Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Evento /


Publicada em: 29/01/2011 20:34 - Atualizada em: 30/01/2011 13:01
Há exatos 125 anos era inventado o automóvel; há 92 anos chegava a Lavras um Ford T
Uma data que muita pouca gente conhece: 29 de janeiro de 1886, quando foi inventado o automóvel, na Alemanha.

     

Primeiro automóvel do mundo. Abaixo, à esquerda, um Ford T, modelo do primeiro automóvel a chegar em Lavras. À direita, o trânsito atual de Lavras.

 

LAVRAS TEM Bioderme. Quer saber? Clique aqui.

O transito em Lavras na manhã de sábado, dia 29, foi insuportável na região central da cidade; foi cansativo para os motoristas e também para os pedestres. Apesar disso, pouca gente está lembrando agora das ruas engarrafadas, da disputa por espaço para estacionar, da dificuldade de atravessar as ruas. Não está lembrando porque todos os dias são assim.

Mas dia 29 de janeiro é um dia especial, pois há exatamente 125 anos circulava o primeiro automóvel do mundo. Não foi em Lavras, claro, foi na cidade alemã de Mannheim que Karl Benz entrou com pedido de registro de patente do Patent-Motorwagen, ou carro a motor patenteado, o primeiro veículo pensado desde o início como um automóvel. Isso foi no dia 29 de janeiro de 1886.

O primeiro automóvel do mundo tinha uma estrutura de aço, piso de madeira, não possuía volante, uma manivela girava a roda dianteira, o motor era traseiro com dois cilindros e atingia uma velocidade de 17 quilômetros por hora. O automóvel pesava 100 quilos e levava duas pessoas: o motorista e um passageiro.

Em Lavras o primeiro automóvel chegou no dia 23 de novembro de 1919 e causou um grande impacto. Era um automóvel "Ford T", de propriedade do coronel Aureliano de Andrade Botelho. Sobre o notável acontecimento, o jornal "O Município" destacou a seguinte matéria: "Lavras, a culta Lavras, conta em seu meio um novo melhoramento: um elegante e confortável automóvel Ford, adquirido pelo conceituado commerciante sr. Cel. Aureliano de Andrade Botelho.Como era de se prever, não deixou de causar optima impressão o apparecimento deste auto que majestosamente, desliza pelas novas ruas, nestas tardes encantadoras de novembro. Que tenha imitação a bella iniciativa do sr. Cel. Aureliano Botelho."

E como o povo copiou o coronel... Apenas para registro, o coronel Aureliano destacou alguns de seus empregados para "dar uma arrumadinha" nas ruas, antes dele desfilar com seu veículo, que chegou numa prancha pela Estrada de Ferro.

Mas tem outras notícias interessantes que também fazem parte da história do automóvel em Lavras, dentre elas, a de que a cidade já sediou uma corrida de automóveis, isso foi em 6 de setembro de 1925 e ela teve até patrocínio, foi da Agência Ford da cidade.

Segundo o regulamento da corrida, "o percurso terá uma extensão de 4 quilômetros de ida e de volta, começando no lugar denominado Carioca, indo até o Alto do Pau de Óleo e voltando ao ponto de partida. Os carros serão inspecionados por uma comissão antes da corrida e devem estar nas condições seguintes: radiador cheio, tanque de gasolina cheio, capota descida, pára-brisa aberto, conduzindo além do chauffer um ajudante e ferramentas necessárias.

Em caso de incidente a corrida será reiniciada. É permitida a treinagem na pista até às 11 horas e meia. Os corredores inscritos e a assistência devem se achar no lugar às 11 e meia hora. A corrida terá início ao meio dia em ponto.

Há numerosos prêmios que se acham expostos na vitrine da Casa Botelho, Penna & Alvarenga. Serão aceitas inscrições até sábado, dia 5, véspera da corrida."

O vencedor foi João Goulart e o segundo colocado, Miguel Godinho. Felizmente não houve nenhum acidente; o agente da Ford Motor Company, Areolino Leite, providenciou de maneira  que tudo corresse com a maior normalidade.

Hoje Lavras possui um número muito grande de veículos circulantes nas ruas da cidade, uma média muito alta, mais alta que muitas capitais brasileiras. Lavras tem um veículo para cada 2,3 habitantes.

Siga-nos no Twitter: @jlavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras