Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Educação /


Publicada em: 16/11/2016 15:45 - Atualizada em: 16/11/2016 20:54
Estudantes de Perdões visitaram a Ufla para conhecer processo de produção do café
O objetivo foi de aprender um pouco mais sobre o café desde a plantação até a chegada do produto no comércio e à mesa dos brasileiros

Ao fim do período de visita, os estudantes de Perdões estiveram na Cafeteria Escola (Fotos: Ascom InovaCafé, estraída do site da Ascom/Ufla)

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

Estudantes do segundo ano do Ensino Médio e professores de diferentes disciplinas da Escola Estadual Carmelita Carvalho Garcia, do município de Perdões, visitaram a Agência de Inovação do Café (InovaCafé) no dia 4 para conhecer o processo de produção do café na Universidade Federal de Lavras (Ufla).

Com o objetivo de aprender um pouco mais sobre o café desde a plantação até a chegada do produto no comércio e à mesa dos brasileiros, os estudantes foram conduzidos por integrantes do Núcleo de Estudos em Cafeicultura (Necaf) da Ufla e conheceram a lavoura onde é produzido o CafEsal (nome do café que é produzido e comercializado na universidade); bem como os processos de produção, colheita, processamento, secagem, torra, moagem, classificação e embalagem do produto.

Durante a visita, alguns estudantes, que são filhos e parentes de produtores de café da região, interagiram falando sobre a sua experiência no campo, ressaltando questões práticas referentes à colheita e moagem do café. Com a visita, os estudantes aprofundaram o seu conhecimento e, com as novas informações a que tiveram acesso, vão desenvolver, no final do mês de novembro, uma feira cultural na escola, evento onde irã abordar o tema transversal "trabalho e consumo de café".

"O Necaf contribui muito com a troca de conhecimentos, falando sobre o ambiente universitário. Os estudantes ficaram sabendo que dentro da agronomia é possível trabalhar com o café. Fazer a relação da escola com a universidade é muito importante, uma vez que alguns desses estudantes estão fazendo o Programa de Avaliação Seriada (PAS). Apresentar o universo universitário serve como estímulo para que esses alunos se dediquem mais aos assuntos pelos quais se interessam", explica a professora de Matemática, responsável pela visita, Mariane Mattos Ferreira.

Finalizando a manhã, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o modelo de negócio da Cafeteria Escola CafEsal, degustaram o café expresso e também conheceram a prensa italiana, um dos métodos de preparo de café utilizado na cafeteria.

Fonte: Ascom InovaCafé

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras