Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 27/01/2011 19:34 - Atualizada em: 28/01/2011 08:29
Em Lavras ainda existe um carnaval de clube, o melhor da região
A Associação Atlética Ferroviária mantém ainda viva, uma tradição que fez história na cidade - o carnaval de clube.

     

        Ginásio coberto da A. A. Ferroviária, local onde será realizado o baile. Foto: Jornal de Lavras

 

Para saber sobre eventos, visite sempre a Agenda do Jornal de Lavras.

O carnaval mudou nos últimos anos, e mudou muito. Quem não se lembra dos desfiles de escolas de samba, que lotavam as arquibancadas montadas na praça principal da cidade? Goiabeira, Suvaco de Cobra, Mocidade Alegre, Meu Consolo é Você e a Unidos de Nova Lavras. Depois do desfile, que terminava por volta de uma ou duas horas da madrugada, todo mundo corria para os clubes da cidade.

Três clubes garantiam o carnaval de Lavras: Comerciário, Clube de Lavras e Crisântemo Clube. Eles ficavam lotados e, para poder terminar o baile, as bandas tinham uma artifício: saiam tocando pela rua e o povo acompanhando, assim, era a maneira encontrada para fechar os clubes e terminar com a festa.

O tempo passou, veio o axé, os trios elétricos e a música baiana, tudo para sepultar de vez o carnaval tradicional de Lavras e de quase todo o Brasil. Os desfiles de escolas de samba acabaram na cidade; os clubes ficam silenciosos nos cinco dias de carnaval. Um deles, o Comerciário, está abandonado, se deteriorando a cada ano que passa, para a tristeza dos foliões.

Em Lavras existe um único baile de carnaval que começou quando os outros declinavam, o baile da Associação Atlética Ferroviária, um dos mais conhecidos bailes carnavalesco de Lavras, que mantém ainda viva a tradição dos bailes de clubes. É o tradicional Azul e Branco, que este ano completa 19 anos, desafiando os pessimistas que acreditavam que ele não vingaria, quando começou em 1992.

O Azul e Branco surgiu na gestão do então presidente Antônio José Issa Vilaça; a decisão para a realização do baile foi numa reunião realizada no dia 14 de fevereiro de 1992. Vilaça teve o apoio de toda a diretoria da época e um dos membros é hoje o atual vice-presidente Ranieri Spuri. Atualmente o presidente é William Carvalho.

O primeiro baile foi realizado no dia 28 de fevereiro de 1992, duas semanas depois da decisão da diretoria. O primeiro baile foi no ginásio, que na época era coberto de lona plastificada. Foram duas matinês que fizeram decolar o baile de clube mais importante da cidade.

Este ano o Azul e Branco será realizado na sexta-feira, dia 4 de março, com a Banda Mix. Vale ressaltar que o Azul e Branco é o único baile carnavalesco de clube da cidade. A diretoria do Ferroviária convida você que gosta de carnaval de clube, de um ambiente saudável e harmonioso, para reservar hoje mesmo a sua mesa através do telefone 3821-2022.

Siga-nos no Twitter: @jlavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras