Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 21/10/2016 19:00 - Atualizada em: 22/10/2016 00:03
Conceição da Barra de Minas tem encontro de Congadas neste final de semana
A cidade é conhecida por preservar sua história e o folclore mineiro e nacional

Manter viva esta tradição é propósito da cidade de Conceição da Barra de Minas. (Fotos: Filipe Ávila - Grupo de Congada Nª Sª do Rosário - Conceição da Barra de Minas)

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

A cidade de Conceição da Barra de Minas, no Campo das Vertentes, é conhecida por sua história, pela passagem da Bandeira de Fernão Dias Paes, o "Caçador de Esmeraldas", pela forma com que seus moradores recebem os turistas e visitantes e também por ser uma das poucas cidades mineiras que preserva as tradições.

Cassiterita, como era chamada até 1989, fica localizada próxima a São João del-Rei, às margens da Estrada Real, naquela cidade é tradição o carnaval antecipado, que atrai turistas de diversas partes de Minas. Mais a preservação das festas populares é o que mais chama a atenção.

Os eventos como Encontro de Sanfoneiros e Festa do Carro de Boi, são atrações que fazem parte do calendário cultural da cidade e se destacam em toda região. Amanhã, sábado, e no domingo, outro evento de destaque será realizado em Conceição da Barra de Minas, será o Encontro de Congadas, uma festa trazida para o Brasil ainda na época da colonização.

A Congada faz parte do folclore brasileiro, mas que é pouco preservada e graças à iniciativa como a do secretário de Cultura de Conceição da Barra de Minas, Felipe Ávila, ela resiste com o passar dos anos. Trata-se de um desfile ou procissão que reúne elementos das tradições tribais de Angola e do Congo, com influências ibéricas no que se refere à religiosidade. Esse fenômeno cultural é conhecido como sincretismo religioso, onde entidades dos cultos africanos eram identificadas aos santos da igreja católica, uma forma que os escravos encontraram para manter vivas suas tradições aqui no Brasil.

A festa em Conceição da Barra de Minas começa amanhã a partir das 20h, com a participação do DJ Rodrigo, de São João del-Rei, em seguida, show sertanejo universitário e de raiz com o artista Felipe Teixeira. No domingo, os grupos de congadas da região começam a chegar à cidade por volta das 8h, em seguida, às 10h, haverá missa "inculturada" temática, e às 14h, o tradicional "Reinado" passando pelas ruas da cidade, tudo com a participação dos grupos de congadas presentes.

Na avaliação do secretário Felipe Ávila, a Congada é "uma festa alegre e que deve ser prestigiada pelos conceicionenses, valorizando ainda mais nossos costumes, crenças e manifestações".

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras