Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Saúde /


Publicada em: 17/10/2016 21:34
Mastologista alerta para importância da prevenção do câncer de mama
Médico membro Titular da Sociedade Brasileira de Mastologia faz importantes esclarecimentos sobre câncer de mama

Imagem ilustrativa que remete ao Outubro Rosa

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

O câncer de mama é um câncer frequente, ele tem tratamento e quanto mais cedo for o diagnóstico mais chances de cura e com tratamento sem traumas. O maior aliado deste tipo de câncer é o preconceito, já que muitas mulheres têm medo e vergonha. Outro entrave é a falta de informação.

O médico Mastologista Cássio Furtini Haddad, membro Titular da Sociedade Brasileira de Mastologia, escreveu um artigo fazendo importantes esclarecimentos sobre o câncer de mama, para que fosse publicado no Jornal de Lavras a pedido da Associação Médica de Lavras. O texto esclarecedor certamente vai encorajar as mulheres que tem dúvidas, aquelas que têm vergonha de questionar sobre o assunto. É importante também que os homens leiam, que eles também se informem, homens tem mulheres na família, como esposa, filhas, irmãs e mãe. É importante que esse assunto seja amplamente debatido, sem medo, vergonha ou preconceito. Segue o artigo na íntegra:

 

OUTUBRO ROSA

 

O câncer de mama representa o segundo tipo de câncer mais frequente na mulher brasileira, ficando atrás apenas de alguns tipos de câncer de pele. Estima-se mais de 57 mil novos casos da doença, em 2016, no Brasil. No mundo, são mais de 1,5 milhão de casos a cada ano e a mortalidade ainda permanece elevada. O mês de outubro representa, mundialmente, o mês de conscientização sobre o câncer de mama e tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico inicial da doença.

Atualmente, podemos enfatizar 3 pontos principais que estão sendo focados na abordagem e nas campanhas que envolvem o câncer de mama:

- Diagnóstico precoce: continua sendo a ferramenta chave para o sucesso do tratamento e para a possibilidade de cura. Quando a doença é descoberta em fases inicias, as chances de cura atingem taxas superiores a 95%. Nesse contexto, é de suma importância a realização da mamografia, que representa o método de imagem ideal para detecção precoce e o que se mostrou mais eficaz na redução da mortalidade. Países com programas de rastreamento mamográfico eficientes apresentaram redução nas taxas de morte por câncer de mama em torno de 30% em relação à era pré-rastreamento. Apesar das controvérsias, os dados sobre a realidade em nosso país nos norteiam a recomendar a realização da mamografia de modo anual a partir dos 40 anos de idade como maneira ideal de diagnosticar um maior número de casos ênfases iniciais, possibilitar tratamentos menos agressivos, melhor qualidade de vida às pacientes e diminuição da mortalidade pela doença.

- Hábitos de vida: a adoção de hábitos de vida saudáveis está comprovadamente associada à prevenção do câncer de mama. Sabemos, hoje, que estar em sua faixa adequada de peso, realizar atividade física regularmente, ter uma alimentação rica em fibras e com pouca gordura, açúcares, enlatados e embutidos, além de se evitar consumo abusivo de álcool e não ser tabagista, funciona como fator protetor comprovado para diversas doenças, como doenças as cardiovasculares, metabólicas e vários tipos de câncer, entre eles o de mama.

- Tratamento individualizado: o foco no tratamento atual do câncer de mama é, sobretudo a individualização, fazendo com que cada paciente seja tratada de modo personalizado, de acordo com as características do seu tumor. Dispomos de exames específicos, que detalham o comportamento e as características tumorais, possibilitando a escolha de formas também específicas para o tratamento. Assim, a cirurgia, o esquema de tratamento radioterápico, a escolha das drogas a serem utilizadas na quimioterapia, a indicação de drogas-alvo, tudo passa por uma análise individualizada, com objetivo de oferecer o melhor tratamento possível, evitando-se medidas desnecessárias e não abrindo mão das realmente medidas benéficas a cada paciente.

Assim, enfatizarmos as medidas preventivas e protetoras, assim como a importância essencial do diagnóstico precoce são atitudes que devem ser estimuladas, fazer parte dos cuidados de saúde da mulher e repassadas para a conscientização da sociedade como um todo.

Médico Mastologista Cássio Furtini Haddad

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras