Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ /


Publicada em: 11/10/2016 14:03 - Atualizada em: 11/10/2016 17:02
Secretária de Educação do governo José Cherem poderá ser Cláudia das Neves Lopes Carvalho
Ela é o nome mais forte para ocupar a Secretaria Municipal de Educação, até por questão de resgatar projeto que foi abortado na administração atual

A ex-Secretária de Educação Cláudia das Neves Vieira Lopes Carvalho

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

O prefeito eleito José Cherem está movimentando para montar a equipe do primeiro escalão de seu governo. Naturalmente, muitas especulações surgem em torno de alguns nomes, alguns até podem vir a ocupar os cargos mais importantes do novo governo. O Jornal de Lavras também está apostando em alguns nomes, como o da professora Cláudia das Neves Vieira Lopes Carvalho, ex-secretária Municipal de Educação do governo de Marcos Cherem.

A volta de Cláudia para a pasta da Educação é quase certa para poder concluir um dos projetos mais importantes da área, a Educação Conectada, cuja proposta era interligar todas as escolas da Rede Municipal de Ensino através de um sistema de fibra óptica, internet wireless e tablets para cada aluno, possibilitando o acesso em tempo real a todo conteúdo didático das grades curriculares e também a uma biblioteca virtual onde os alunos poderão aprimorar seus estudos e os professores buscarem uma melhor capacitação profissional através das inúmeras ferramentas pedagógicas disponibilizadas pelo sistema.

O projeto foi desenvolvido por uma equipe de educadores da Universidade Federal de Lavras (Ufla), um modelo que no Brasil é ainda uma novidade, mas muito usado nos países de primeiro mundo, onde a educação básica é extremamente desenvolvida. Os tablets foram adquiridos na administração do ex-prefeito Marcos Cherem, eles chagaram até a serem configurados por uma equipe do Departamento de Informática da Ufla.

No projeto do ex-prefeito, todas as escolas da área urbana foram interligadas por uma rede de fibra óptica com mais de 34 km e com wi-fi instalado. Na primeira etapa, todos os estudantes do Ensino Fundamental I receberiam um tablet para acesso aos programas educacionais. Em 2015 os alunos do Ensino Fundamental II estariam com seus tablets. O projeto, se fosse implantado, beneficiaria 11 mil estudantes, entre crianças e jovens da Rede Municipal.

Com a cassação pedida na justiça pelo grupo político PSDB / PMDB, Marcos Cherem deixou o cargo em 2014, tendo assumido o prefeito Silas Costa Pereira, que não deu andamento ao projeto da Educação Conectada sob alegação de que o ex-prefeito Marcos Cherem havia pago somente 10% do valor dos tablets adquiridos para os alunos das escolas públicas, no projeto Educação Conectada.

A então ex-secretária Cláudia das Neves Vieira Lopes Carvalho, que tinha cópia de toda a documentação, procurou a Polícia Militar e registrou um boletim de ocorrência, já que o nome do fornecedor dos tablets estava sendo usado indevidamente e como o dinheiro estava depositado em conta específica para o pagamento dos equipamentos. A ex-secretária justificou a medida afirmando que assim fez, para resguardar de eventuais questionamentos da empresa Multilaser Industrial S.A., destinados ao projeto Educação Conectada. A ex-Secretária, na época, disse que havia entendido na hora a manobra que a administração Silas/Clóvis estava tentando fazer: "eles arquitetaram um plano para usar o dinheiro depositado para os tablets em outros fins e, para poder ter acesso a este dinheiro, articulou a história do parcelamento, o que não era verdadeiro".

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras