Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Cultura /


Publicada em: 10/10/2016 14:00 - Atualizada em: 11/10/2016 11:18
Academia Lavrense de Letras realizou solenidade de posse de novos membros - veja fotos
Em sessão solene no salão de convenções do Serema Palace, a Academia Lavrense de Letras empossou seus novos integrantes

Solenidade foi realizada no sábado, dia 8. (Fotos:Jornal de Lavras)

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

Na noite de sábado, a Academia Lavrense de Letras (ALL) realizou uma sessão solene para dar posse aos novos acadêmicos, o evento foi realizado no salão de convenções do Serema Palace Hotel. A solenidade, que foi presidida pelo acadêmico Dieikson Custódio Carvalho, teve início com a leitura do decreto do presidente da Academia, José Passos de Carvalho, transferindo, simbolicamente, a sede da ALL para as dependências do local de realização da solenidade.

Em seguida foi composta a Mesa das Autoridades para dar início aos trabalhos, a Mesa foi composta das seguintes autoridades: Deborah Rezende Cardoso, secretária Municipal de Cultura; João Bosco de Castro, presidente da Academia de Letras "João Guimarães Rosa", da Polícia Militar de Minas Gerais e padrinho da 13ª Turma de Acadêmica e 2ª Turma de Acadêmicos Juvenis; Alcione Moura, representante da deputada federal Dâmina Pereira; vereador Marcos Possato, representante da Câmara Municipal; Jerusa Helena Furtado Rodrigues, representante da 17ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil; capitão João Rodrigo de Fátima Afonso, representante do comando do 8º Batalhão; professor Rômulo Rezende Reis, representante da reitoria do Unilavras; desembargador José Amâncio de Sousa Filho e José Passos de Carvalho, presidente da Academia Lavrense de Letras.

Após a composição da Mesa, a banda de música de música da 6ª Região da Policia Militar, sob a regência do maestro Emerson Sebastião de Oliveira, executou o Hino Nacional Brasileiro. Após a execução do Hino uma comissão de acadêmicos conduziu ao plenário os jovens que tomaram posse como membros da Academia Juvenil de Letras e Artes de Lavras, e os neoacadêmicos da 13ª turma que foi empossada.

A Academia Lavrense de Letras concede, anualmente, em sessão solene, o Diploma do Mérito Cultural "Professor Firmino Costa" às personalidades, instituições ou entidades que se destacam em suas áreas de atuação. São concedidos apenas cinco honrarias por ano e este ano foi concedido: ao diretor do Grupo de Teatro Construção (GTC) Ricardo Calixto Azevedo; professor Ângelo Alberto de Moura Delphim; Eugênio Pacelli de Oliveira; maestrina Azená de Oliveira; e professora Sara Maria Chalfoun.

Após a entrega dos diplomas, o presidente José Passos de Carvalho, o presidente da Academia "João Guimarães Rosa", João Bosco de Castro e a representante da deputada Dâmina Pereira, Alcione Moura, entregaram os diplomas aos novos acadêmicos juvenis. A Academia Juvenil de Letras e Artes de Lavras foi criada através de resolução conjunta, numa parceria entre a Academia Lavrense de Letras, o comando da 6ª Região de Polícia Militar, Colégio Tiradentes da PM, unidade de Lavras e a Secretaria Municipal de Cultura. Foram empossados 13 jovens.

Dando procedimento à solenidade, foram empossados os acadêmicos dos quadros correspondente e efetivo da Academia Lavrense de Letras. A ALL foi criada em 1967, tendo como seu primeiro presidente o juiz de direito Almir de Paula Lima, que tomou posse com sua primeira diretoria no dia 20 de agosto de 1969. No sábado ela empossou sua 13ª Turma e Acadêmicos, desta vez com uma novidade, ela passou a ter sua representação oficial internacional, com a posse do escritor português Diamantino Lourenço Rodrigues de Bértolo, representante da Arcádia Lavrense no Conselho de Venade-Caminha, Portugal, titular da Cadeira XXI, quadro correspondente, tendo como patrono Luiz Vaz de Camões. Foram empossados 12 novos acadêmicos.

Após as posses, a acadêmica juvenil Ana Júlia Silva Costa falou em nome dos acadêmicos juvenis. O professor e advogado Valdir Curi falou em nome dos novos acadêmicos empossados. Também fizeram uso da palavra o presidente da Academia Lavrense de Letras, José Passos de Carvalho, a representante da deputada Dâmina Pereira, Alcione Moura, o acadêmico Lúcio Adolfo da Silva, conhecido advogado criminalista, e o presidente da Academia de Letras "João Guimarães Rosa", da Polícia Militar, João Bosco de Castro.

Após os pronunciamentos, o Mestre de Cerimônia do evento, o professor e acadêmico Dieikson Custódio Carvalho, deu por encerrada a solenidade, agradecendo a presença do público e autoridades.  

 

Relação dos acadêmicos juvenis empossados

Alanys Valença Martins  - Patrona: Marta Ribeiro Costa

Jéssica Aparecida Mariano - Patrono: Tautimil Libeck

Mariana Volpi Abreu - Patrono: Paulo de Oliveira Alves

Luidy Georges Chalfoun Rodrigues - Patrono: Cláudio Manoel da Costa

Carla Gonçalves Amarante Reis - Patrono: Alcebíades Guarita Cartaxo

Ivan José Ferreira Silva - Patrono: Oswaldo Louzada Serra

Helena Santana Soares - Patrono: Carlos Frederico Leite Corrêa

João Lucas de Souza Carvalho - Patrona: Inah Penido Goulart

Daniel Almeida Friedrich - Patrona: Henriqueta Lisboa

Paulo César de Lima Neto - Patrono: Atanoel Moura Maia

Ana Júlia Silva Costa - Patrono: Inácio José de Alvarenga Peixoto

Alice Egg de Mendonça - Patrono: Renato de Aquino Pádua

Melissa de Lima Pereira - Patrono: Júlio Castanheira

 

Relação dos neoacadêmicos

Diamantino Lourenço Rodrigues de Bártolo – Conselho de Venade-Caminha, Portugal - Patrono: Luiz Vaz de Camões

Ewerton Brito Fernandes Lopes - Patrona: Helena Wladirmina Antipoff

Ernani Clarete da Silva – Sete Lagoas (MG) - Patrono: Marcus Vinícius de Moraes

Cleber Maximiliano - Manoel Carneiro de Souza Bandeira

Leandro Isaac Motta – Guarulhos (SP) - José Gomes de Abreu (Zequinha de Abreu)

Lúcio Adolfo da Silva – Belo Horizonte - Patrona: Luzia Ferreira da Silva

Maria Aparecida Possato - Cassimiro José Marques de Abreu

Irineu José Coelho Filho – Arcos (MG) - Patrono: Antônio Gonçalves Dias

Ivone de Abreu - Patrono: Dorival Caymmi

José Francisco de Paula Sobrinho – Belo Horizonte (MG) - Patrono: Gentil Palhares

Augusto Barbosa Coura Neto – Florianópolis (SC) - Patrono: Aphonsus Guimarães Filho

Vanda Amâncio Bezerra Mendes - Augusto José da Silva

Valdir Curi - Patrono: Francisco Martins de Andrade

Wagner Raimundo Gonçalves - Patrono: Paulo Menicucci

 

 

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras