Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


cotidiano / Educação /


Publicada em: 04/10/2016 19:54 - Atualizada em: 05/10/2016 00:03
Trabalhos de departamento da Ufla ficam entre os melhores no Congresso Brasileiro de Software
Trabalhos de departamento da Ufla ficam entre os melhores no Congresso Brasileiro de Software

Premiação do artigo ObasCId: An Ontologically-Based Approach for Concern Identification and Classification (Foto extraída do site da Ufla)

 

 

  Jornal de Lavras:  (35) 9 9925.5481    @jornaldelavras     @jornaldelavras    @jlavras    

Três trabalhos do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Lavras (DCC/Ufla) foram premiados no Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática (CBSoft), um dos principais eventos realizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), com a intenção de promover e incentivar a troca de experiências entre as comunidades científica, acadêmica e profissional sobre as mais recentes pesquisas, tendências e inovações na área de software. Este ano, o CBSoft foi realizado em Maringá/PR entre os dias 19 e 23 de setembro.

O CBSoft integra quatro eventos tradicionais organizados pela comunidade brasileira de desenvolvimento de software: XXX Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software; XX Simpósio Brasileiro de Linguagens de Programação; X Simpósio Brasileiro de Componentes, Arquiteturas e Reutilização de Software; Simpósio Brasileiro de Teste de Software Sistemático e Automatizado, além de vários Workshops, tais como o Workshop de Visualização, Evolução e Manutenção de Software.

O professor do DCC/Ufla Ricardo Terra é coautor do artigo 'Inferência de Tipos em Ruby: Uma comparação entre técnicas de análise estática e dinâmica', com os pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Sérgio Miranda e Marco Túlio Valente, e também do artigo 'Especificação Modular de Restrições Arquiteturais', que tem coautoria de Sândalo Bessa e Marco Túlio. Os dois artigos foram premiados como o melhor trabalho no Workshop de Visualização, Evolução e Manutenção de Software (VEM) e segundo melhor artigo no Simpósio Brasileiro de Componentes, Arquiteturas e Reutilização de Software (SBCARS), respectivamente.

O SBCARS é um simpósio que reúne pesquisadores, estudantes e profissionais com interesses em engenharia de software baseada em componentes, arquitetura e reuso e outros tópicos correlatos. O VEM, por sua vez, tem como objetivo integrar as comunidades das áreas de visualização, manutenção e evolução de software.

No SBCARS também foi premiado em terceiro lugar o artigo ObasCId: An Ontologically-Based Approach for Concern Identification and Classification do professor do DCC/Ufla Paulo Afonso Parreira Júnior, que trata-se de uma abordagem para identificação dos principais interesses (objetivos) de um software e da maneira como eles se relacionam, visando à melhoria de seu processo de desenvolvimento e manutenção. "Este reconhecimento é um indicativo de que a proposta do trabalho é coerente e relevante e que pode gerar novos bons frutos no futuro", relata o professor Paulo.

Fonte: Ascom/Ufla

Clique AQUI e comente no facebook do Jornal de Lavras

 
www.jornaldelavras.com.br 
A informação a um click de você
#jornaldelavras Eduardo Cicarelli Sabrina Cicareli

Leia também:

Comerciante de Lavras foi conduzida até a delegacia por vender bebida alcoólica para menores Parecer favorável da CCJ pode resultar em devolução de verbas para o Executivo
   
Dois lavrenses serão agraciados com a Medalha "Juscelino Kubistchek" Homem foi preso acusado de abusar sexualmente de crianças nas dependências do Lavras Tênis Clube
   
Pedestre é atingido no rosto por linha chilena em bairro de Lavras Campus 2 do Unilavras foi inaugurado em Lavras - veja fotos
.

Flashes de Notícias:

Projeto Influencers na Net nas escolas municipais Queijo lavrense premiado no Concurso Mundial de Queijos
   
Briga com facada no Centro de Lavras 1ª Edição do Fest Vai
.  

Blog Sabrina Cicareli:

Série Viajadamente no Peru - Parte 6 - Lima Série Viajadamente no Peru - Parte 5 - Machu Picchu
   
Série Viajadamente no Peru - Parte 4 - Machu Picchu Série Viajadamente no Peru - Parte 3 - Cusco
   
Série Viajadamente no Peru - Parte 2 - Cusco Série Viajadamente no Peru - Parte 1 - Cusco

.

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br - A informação a um click de você
Lavras/MG
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram: @jornaldelavras 
Twitter: twitter.com/jlavras 
Facebook: www.facebook.com/jornaldelavras