Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Desenvolvimento /


Publicada em: 01/10/2016 14:11 - Atualizada em: 01/10/2016 23:06
Secretário de Governo confirma a inclusão de Lavras no PIRMA e ANAC já autorizou voos comerciais em Lavras
Prefeitura já foi comunicada pela Codemig através de ofício sobre voos para Lavras, porém, não respondeu a Codemig

Secretário de Governo Odair Cunha confirmou na quinta-feira, a inclusão de Lavras no PIRMA. Foto: Segov 

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

O secretário de Estado de Governo de Minas Gerais (SEGOV), Odair José da Cunha, confirmou nesta quinta-feira, dia 29, que a partir de outubro Lavras será incluída no Programa de Integração Regional de Minas Gerais – Modal Aéreo (PIRMA), uma iniciativa da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), em parceria com a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), que busca o desenvolvimento econômico regionalizado através da ligação aérea direta das cidades mineiras com a capital Belo Horizonte.

Também nesta quinta-feira, a Agencia Nacional de Aviação Civil (ANAC) expediu autorização para a realização de voos comerciais em Lavras a partir do Aeroporto Padre Israel. A notícia reafirma a importância da iniciativa do Governo de Minas, numa iniciativa direta do governador Fernando Pimentel, em atender a uma antiga reivindicação de diversos municípios mineiros pela implantação de linhas aéreas regionais no estado.

Lavras deverá ser atendida com voos comerciais cinco dias por semana para Pouso Alegre e Belo Horizonte, e vice-versa, oferecida pela empresa TWO-Flex, vencedora da licitação e que utiliza aeronave modelo Cessna 208 Caravan, homologada pela ANAC, com capacidade de nove lugares, além da tripulação.

De acordo com o secretário Odair Cunha, a inclusão de Lavras no PIRMA já foi autorizada pela Codemig, restando apenas a regularização do aeroporto pela prefeitura municipal. "A partir de outubro, Lavras estará incluída na segunda etapa do programa de integração aérea de Minas Gerais. Cabe exclusivamente à Prefeitura Municipal, no entanto, os ajustes necessários na infraestrutura do aeroporto para o inicio da operação da linha comercial. Isso já está sendo feito em todas as cidades atendidas pelo programa, aptas para operar os voos para a capital, o que trará um enorme benefício para a economia dessas localidades", explicou o secretário de Governo.

A Codemig notificou Prefeitura Municipal de Lavras em relação à inclusão da cidade no PIRMA, em especial sobre a contrapartida do Município para a implantação da linha comercial, como suporte operacional, logístico e de infraestrutura para o atendimento aos usuários e manutenção dos serviços, mas não recebeu resposta do Poder Público local, ao contrário dos demais municípios contemplados pelo programa.

Sabe-se que a presença de voos regulares entre municípios e a capital é um fator decisivo para a abertura de grandes empresas nas cidades polo de Minas Gerais, por serem facilitadores do deslocamento dos empresários e equipes gerenciais dessas companhias e demonstrarem o potencial futuro para encaminhamento de produtos e serviços por via aérea a partir das cidades beneficiadas

 A notícia de que Lavras seria beneficiada pelo PIRMA foi publicada em primeira mão pelo Jornal de Lavras, no último dia 15. O anúncio foi feito com exclusividade pelo Secretário do Desenvolvimento Integrado e dos Fóruns Regionais, deputado Fábio Cherem, que atuou diretamente na inclusão do município no programa. "É bom lembrar que o Aeroporto Padre Israel já foi beneficiado anteriormente pelo Programa de Revitalização dos Aeroportos (Proaero), do Governo do Estado, recebendo recursos para investimento em sua infraestrutura, balizamento noturno, cercamento, construção do terminal de embarque, com as obras entregues e inauguradas ainda em 2010 com a presença do então governador do Estado", enfatizou o deputado Fábio Cherem.

Atualmente, 12 municípios já integram o projeto que tem como objetivo interligar esses municípios com a capital numa iniciativa de estimular o desenvolvimento econômico. As cidades que já fazem parte do projeto que iniciou em 17 de agosto são: Curvelo, Diamantina, Divinópolis, Juiz de Fora, Muriaé, Patos de Minas, Ponte Nova, São João del-Rei, Teófilo Otoni, Ubá, Varginha e Viçosa, a iniciativa inédita responde às diretrizes estratégicas do plano de governo de levar ações de fomento econômico aos diversos territórios de Minas Gerais.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras