Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 30/09/2016 17:39 - Atualizada em: 30/09/2016 21:28
Eleições 2016: Diferença entre voto em branco e voto nulo
Você sabe a diferença do voto nulo para o voto em branco? Eles são considerados?

Imagem ilustrativa extraída do site: robsonpiresxerife.com

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

"Não vou votar em ninguém, devo votar branco ou nulo", essa é uma frase muito comum, mas muita gente não sabe a diferença de um voto nulo para o voto em branco.

Para votar nulo, o eleitor precisa digitar um número de candidato inexistente, por exemplo, "00", e depois a tecla "confirma". 

Voto em branco é aquele em que o eleitor não manifesta preferência por nenhum dos candidatos e é necessário que o eleitor pressione a tecla "branco" na urna e, em seguida, a tecla "confirma".

Antigamente como o voto branco era considerado válido, ou seja, era contabilizado e dado para o candidato vencedor, ele era tido como um voto de conformismo, na qual o eleitor se mostrava satisfeito com o candidato que vencesse as eleições, enquanto que o voto nulo (considerado inválido pela Justiça Eleitoral) era tido como um voto de protesto contra os candidatos ou contra a classe política em geral.

Atualmente, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) considera apenas os votos válidos, que são os votos nominais e os de legenda, para os cálculos eleitorais, desconsiderando todos os votos em branco e os nulos, ou seja, os votos em branco e os nulos simplesmente não são contados. Por isso, apesar do mito, mesmo quando mais da metade dos votos forem nulos, não é possível cancelar uma eleição.

Os votos nulos e brancos acabam constituindo apenas um direito de manifestação de descontentamento do eleitor, não tendo qualquer outra serventia para o pleito eleitoral, do ponto de vista das eleições majoritárias (eleições para presidente, governador e senador), em que o eleito é o candidato que obtiver a maioria simples (o maior número dos votos apurados) ou absoluta dos votos (mais da metade dos votos apurados, excluídos os votos em branco e os nulos).

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras