Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


cotidiano / Educação /


Publicada em: 28/09/2016 17:22 - Atualizada em: 28/09/2016 22:34
Ex-aluno da Ufla recebe honraria pelo desempenho em doutorado nos Estados Unidos
Doutorado pleno aprovado pelo CNPq rende reconhecimento acadêmico e parceria entre instituições americanas e Ufla

Henrique Ferraço: reconhecimento acadêmico pelo alto desempenho no doutorado (Foto: site Ascom Ufla)

 

 

  Jornal de Lavras:  (35) 9 9925.5481    @jornaldelavras     @jornaldelavras    @jlavras    

Em 2014, o ex-aluno da Universidade Federal de Lavras (Ufla) Henrique Ferraço Scolforo, do curso de Engenharia Florestal, iniciou o doutorado pleno na North Carolina State University (NCSU). Tendo como tema prioritário de estudo a modelagem florestal, especificamente o desenvolvimento de modelos híbridos para expressar o crescimento e produção de clones de Eucalyptus sujeitos a diferentes condições ambientais no Brasil, o ex-aluno tem ganhado destaque pelo alto desempenho. Conjuntamente ao doutorado pleno, Henrique foi aprovado no programa de Mestrado em Estatística e Matemática na NCSU, com previsão de término em abril de 2017.

Henrique Ferraço foi condecorado com a maior honraria entre as universidades americanas por excelente desempenho escolar. O doutorando foi iniciado como membro da Sociedade de Honra "Phi Kappa Phi", a mais antiga e seletiva sociedade de honra universitária, em reconhecimento por sua excelência acadêmica, estando entre o top 5% no ranking de melhores alunos dos Estados Unidos (EUA). Adicionalmente ao feito, também foi condecorado pela sociedade de honra "Xi Sigma Pi", a mais prestigiosa honraria internacional florestal. Esta sociedade foi fundada em 1908 para assegurar, estimular e manter um alto nível de desempenho escolar no ensino da Engenharia Florestal.

Para Henrique Ferraço, a base que sustentou esse desempenho foi o curso de graduação em Engenharia Florestal (Ufla) e o Mestrado em Engenharia Florestal (Ufla). Ainda na graduação, realizou um período sanduíche como bolsista do programa Ciência Sem Fronteiras na NCSU, além de ter realizado estágios, ter atuado como bolsista e como monitor voluntário da disciplina Economia Florestal.

A tese em desenvolvimento faz parte do projeto "Tolerância de Eucalyptus Clonais aos Estresses Hídrico e Térmico (Techs)", que engloba uma rede de estudos permanentes em todo o Brasil, incluindo o norte do Uruguai, num total de 26 empresas norte e latino- americanas apoiadoras.

Pela dinâmica do projeto, foi convidado como pesquisador adjunto da maior cooperativa florestal americana para estudos de silvicultura – "Forest Productivity Cooperative (FPC)", localizada na NCSU, e da "Forest Modeling Research Cooperative (FMRC)", sediada na "Virginia Polytechnic Institute and State University (VirginiaTech)". Dessa interação, em março de 2016, foi oficializada uma parceria entre a VirginiaTech, FMRC e a UFLA. Para Henrique, observando o prestígio mundial conquistado pela FMRC e Virginia Tech, a parceria celebrada com a UFLA se destaca como mais uma forma de fortalecimento do processo de internacionalização.

Essa parceria já rendeu ao doutorando o apoio de dois dos maiores biometristas do mundo: Harold Burkhart, considerado o pai da biometria aplicada e moderna, e John Paul McTague, reconhecido como o representante da indústria americana no que concerne ao desenvolvimento de modelos aplicados ao empreendimento florestal.

A ampliação da rede de colaboração faz com que o estudo tenha ainda mais relevância e a aprovação de artigos em periódicos com alto fator de impacto. Além de conquistar publicações revistas mais renomadas da área florestal, o doutorando comemora dois artigos em fase final de avaliação, na Forest Science e na disputada revista Nature. Todos esses estudos publicados contam com a participação de pesquisadores brasileiros e americanos.

Fonte: Ascom/Ufla

Clique AQUI e comente no facebook do Jornal de Lavras

 
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
#jornaldelavras Eduardo Cicarelli Sabrina Cicareli

Leia também:

Homicídio em Lavras: rapaz morre a pauladas no bairro Nossa Senhora de Lourdes Furto em escola pública de Lavras: PM prendeu um dos ladrões e recuperou os objetos
   
Criminosos armados assaltam casa lotérica em Lavras - veja vídeo PM prende ladrões de gado na cidade de Perdões; animais eram vendidos em Lavras
   
Caixa amplia horário de atendimento das agências para saque de auxílio emergencial Bolsonaro nomeia João Chrysostomo de Resende Júnior como reitor da Ufla
.

Flashes de Notícias:

Jovem de 33 anos falece com suspeita de coronavírus em Lavras Mais um caso de coronavírus confirmado em Lavras
   
Primeiro caso de coronavírus confirmado em Lavras Falecimento de idosa que estava com suspeita de coronavírus em Lavras
.  

Blog Sabrina Cicareli:

Tudo de Bom no Destaque Sales Pesquisa Lavras 2019 Série Viajadamente no Chile - Parte 7 - Valle Nevado
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 6 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 5 - Tour em Santiago
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 4 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 3 - Tour em Santiago
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 2 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 1 - Tour por Santiago
   

.

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br - A informação a um click de você
Lavras/MG
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram: @jornaldelavras 
Twitter: twitter.com/jlavras 
Facebook: www.facebook.com/jornaldelavras