Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ /


Publicada em: 20/09/2016 21:35 - Atualizada em: 21/09/2016 11:30
Missa Sertaneja em Ribeirão Vermelho é celebrada há 11 anos - veja fotos
As músicas da liturgia seguem o ritmo sertanejo, músicos e participantes vestem trajes do campo

Quem fez o ofertório foi uma pessoa muito querida e conhecida na região: o artista Nelson Moreira, de 91 anos (Fotos: Maria Gorety Abreu p/ Jornal de lavras)

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

Na Igreja Católica são celebradas váriadas missas de formas diferentes, como as missas afro, que abre espaço para a cultura trazida pelos escravos, as missas festivas dos padroeiros, missa dos imigrantes, missas sertanejas e tantas outras.

Na nossa região também são celebradas missas assim, como foi em Ribeirão Vermelho no último domingo, quando os moradores daquela cidade assistiram a celebração de uma Missa Sertaneja, uma missa onde o homem do campo se sente mais a vontade e mais valorizado. A Missa Sertaneja também é dividida em quatro partes bem distintas, como as missas convencionais: Ritos Iniciais, Rito da Palavra, Rito Sacramental e Ritos Finais, o que difere é a introdução dos hábitos do homem do campo. Na oferenda, por exemplo, são entregues alimentos produzidos na roça. 

A Missa Sertaneja em Ribeirão Vermelho é celebrada desde 2005, ela é uma homenagem ao  homem do campo, ao produto da terra, a misericórdia de Deus para com os homens, e a fraternidade.

Na missa celebrada pelo padre Emerson Cristiano, no domingo, quem fez o ofertório foi uma pessoa muito querida e conhecida na região pela habilidade que desenvolve, o artista Nelson Moreira, de 91 anos, que faz artesanato tecendo fitas extremamente finas de bambu. José Augusto, um garoto de 14 anos, que desde os 4 é tocador de berrante, emocionou os presentes entoando o canto do seu berrante. Teve a participação dos corais Imaculada Conceição e Frederico Ozanan, que tem a particularidade de ser formado apenas por homens. Além dos corais, participaram músicos daquela cidade e da região, como Rafael Teodoro, cantor sertanejo de Perdões e do radialista da Rádio Vert Sul Rodrigo Fidelis, que fez a narração. O repertório musical foi selecionado pelas regentes Margareth Gualberto e Maria Aparecida, elas escolheram músicas de raiz, que faziam referência ao homem do campo, ao sertanejo.

O homem rural é religioso e conservador, respeita as tradições e suas festas, como a de Reis, por isso, a Embaixada de Reis "João Batista Tobias", da cidade de Ribeirão Vermelho, participou a celebração. Toda a encenação para que a missa saísse como saiu - perfeita - foi coordenada por Carlos Henrique Souza e Yasmim Abreu, que contaram com o apoio do sacristão Luiz Florêncio de Assis.

Após a celebração foi realizado um animado leilão de prendas doadas pela comunidade ribeirense.

Fotos e informações: Maria Gorety Abreu

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras