Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Cultura /


Publicada em: 08/09/2016 13:27 - Atualizada em: 08/09/2016 17:34
Família de índios mostra aspectos da cultura do Equador na praça de Lavras
A música do país andino está encantando os lavrenses que dificilmente não param por alguns minutos para se deliciar com os sons das flautas de pan e quena, instrumentos primitivos da cultura andina

Enquanto dois índios se apresentam encantando os frequentadores da praça, outros comercializam os CDs. Fotos: Jornal de Lavras

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

Nos últimos dias, quem passou pela praça Augusto Silva certamente parou por alguns minutos hipnotizado por uma música diferente, suave e relaxante, saída de flautas de pan e quena, instrumentos confeccionados em bambu muito comum entre os índios do Peru, Chile, Equador, Bolívia e Argentina.

A música suave que tem tomado conta da praça é executada por um grupo de índios do Equador. Além da beleza e da suavidade da música, suas roupas também encantam pela multiplicidade de cores vivas e pela variedade de penas de pássaros dos Andes e da floresta amazônica equatoriana.

A cultura do Equador não é muito conhecida pelos brasileiros, a localização geográfica daquele país dificulta, já que o Equador e o Chile são os únicos países sul-americanos que não fazem divisa com o Brasil. No Equador, os povos indígenas estão plenamente integrados na cultura do país, que tem como língua oficial o espanhol, mas destacam também línguas indígenas, que influenciam na música equatoriana. Uma das tribos indígenas equatorianas é a Shoara, também conhecida como Wampis, são índios equatorianos que vivem na divisa com o Peru.

Os shoaras têm uma música rica em elementos da cultura do Equador. A família que está na praça principal da cidade encantando com sua música é de índios Shoaras, ela está se apresentando na praça e comercializando seus CDs com suas gravações, uma forma que encontrou para sobreviver no Brasil, onde está há dois anos.

A família executa músicas regionais e também clássicos conhecidos da cultura andina, como El Condor, entre outros. Eles demonstram um talento extraordinário, uma intimidade com a musica que chama a atenção.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras