Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


cotidiano / Economia /


Publicada em: 01/09/2016 22:06 - Atualizada em: 02/09/2016 10:34
Maria Fumaça fará viagens extras nesta sexta, sábado, domingo e quarta-feira
Durante o Festival de Cultura e Gastronomia, que começa amanhã, e o feriado de 7 de setembro, a Maria Fumaça que faz o trajeto São João del-Rei a Tiradentes fará viagens extras

Uma das únicas do mundo em bitola de 76 centímetros em atividade (Foto: Ferrovia Centro-Atlântica)

 

 

  Jornal de Lavras:  (35) 9 9925.5481    @jornaldelavras     @jornaldelavras    @jlavras    

Uma das atrações mais procuradas nas cidades históricas de São João del-Rei e Tiradentes é a Maria Fumaça, ela é muito conhecida porque já foi cenário de novelas e seriados, o Brasil todo conhece a Maria Fumaça de Tiradentes e São João del-Rei através da TV e isso desperta a curiosidade de muita gente que sonha um dia fazer o passeio.

Aqueles que têm a oportunidade de visitar essas cidades, principalmente durante os finais de semana e nos feriados prolongados, podem desfrutar do seu passeio.

Neste final de semana será realizado o Festival de Cultura e Gastronomia de São João del-Rei e na próxima semana tem o feriado da Independência, o 7 de setembro. Os turistas que vão visitar São João del-Rei e Tiradentes, no fim de semana e no feriado de 7 de setembro, terão a oportunidade de apreciar o passeio de Maria Fumaça. A locomotiva, que faz o trajeto entre as duas cidades históricas, fará viagens extras durante o Festival de Cultura e Gastronomia 2016.

O trem é atração por ser uma das poucas locomotivas a vapor e que ainda rodam em bitola de 76 centímetros. A composição tem a capacidade para transportar até 280 passageiros. O trajeto entre as duas cidades, de aproximadamente 12 quilômetros, passa pela antiga Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM). O percurso dura aproximadamente 50 minutos. 

A rota foi inaugurada em 1881 por D. Pedro II, cruzando rios, montanhas e estações que preservam a arquitetura do século XIX. No trajeto é possível avistar belas paisagens, como o Rio das Mortes e a Serra de São José, área de preservação ambiental também conhecida como Serra de Tiradentes.

A estação de São João del-Rei é uma atração à parte. No prédio, também construído no século XIX, funciona o Museu Ferroviário inaugurado em 1981, ano do centenário da Estrada de Ferro Oeste de Minas. O acervo reúne objetos que contam a história da ferrovia no Brasil e na região, como a EFOM nº 1, a primeira locomotiva da ferrovia. Pela riqueza de materiais, o Complexo Ferroviário da Estrada de Ferro Oeste de Minas é um dos maiores do Brasil.

Desde 2001, a Ferrovia Centro Atlântica (FCA) é responsável pela manutenção e operação das estações de São João del-Rei e Tiradentes. Somente no ano passado, mais de 135 mil pessoas visitaram a estrutura histórica.

O passeio custa R$ 50 a ida. Para o passeio de ida e volta, o visitante paga R$ 60. Estudantes, crianças de 6 a 12 anos e adultos com mais 60 anos têm direito à meia-entrada.

Amanhã, sexta-feira, dia 2, o trem sai de São João del-Rei às 10h, 13h e 15h30; de Tiradentes às 11h, 14h e 17h. No sábado, a saída de São João del-Rei é no mesmo horário de sexta-feira, bem como o retorno. No domingo, dia 4, saídas de São João del-Rei: 10h e 13h, retorno de Tiradentes: 11h e 14h. Na quarta-feira, feriado de 7 de setembro, saída de São João del-Rei às 10h e 14h, o retorno de Tiradentes será às 11h e 15h.

Clique AQUI e comente no facebook do Jornal de Lavras

 
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
#jornaldelavras Eduardo Cicarelli Sabrina Cicareli

Leia também:

Ufla obtém resultados de excelência no Enade Agência da Copasa em Lavras voltou com o atendimento presencial, mas com restrições
   
Inaugurado na Ufla, o LabCovid, que realizará exames de diagnóstico da Covid - veja fotos Ufla, em parceria internacional, realiza pesquisa inédita sobre a reconstrução do clima da Amazônia
   
Vacinação contra sarampo para jovens e adultos em Lavras vai até o dia 30 Bombeiros de MG atenderam a 40 afogamentos nos 12 primeiros dias de outubro
.

Flashes de Notícias

.  

Blog Sabrina Cicareli:

Decoração da minha Kitnet Tudo de Bom no Os Mais Influentes Revista Elitte 2019
   
Tudo de Bom no Destaque Sales Pesquisa Lavras 2019 Série Viajadamente no Chile - Parte 7 - Valle Nevado
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 6 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 5 - Tour em Santiago
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 4 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 3 - Tour em Santiago
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 2 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 1 - Tour por Santiago
   

.

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br - A informação a um click de você
Lavras/MG
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram: @jornaldelavras 
Twitter: twitter.com/jlavras 
Facebook: www.facebook.com/jornaldelavras