Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


cotidiano / Política /


Publicada em: 27/08/2016 15:13 - Atualizada em: 28/08/2016 11:38
Fábio Cherem ocupa nova Secretaria do Governo do Estado
Estado institui secretaria para fortalecer Fóruns Regionais de Governo, a meta é consolidar programa que insere população mineira na agenda de decisões do Governo e democratizar a gestão pública

Luiz Fábio Cherem assume Secretaria de Extraordinária de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais. Foto: Guilherme Dardanhan

 

.


Dê play e conheça o Toledo Residencial


  Jornal de Lavras:  (35) 9 9925.5481    @jornaldelavras     @jornaldelavras    @jlavras    

Decreto publicado na edição de hoje, sábado, dia 27, do Diário Oficial do Estado de Minas Gerais institui a Secretaria Extraordinária de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais. A pasta terá, como principal missão, fortalecer os Fóruns Regionais de Governo, programa de gestão criado no ano passado para dar voz à população mineira nas decisões administrativas do Estado. A pasta será comandada por Fábio Cherem, que até então estava à frente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDE).

"A criação da secretaria reforça a importância dos fóruns regionais. Os fóruns têm se mostrado, desde sua criação, um canal efetivo de diálogo entre a população e a administração estadual. Tornaram-se a voz dos mineiros dentro do Estado. Agora, com a nova secretaria, ganharão ainda mais força para consolidar este trabalho vitorioso", diz o secretário de Estado de Governo, Odair Cunha.

"Sinto-me honrado com a missão que o governador Fernando Pimentel me concedeu de fortalecer os fóruns regionais por meio da secretaria extraordinária. Trabalharemos firme pela inclusão social a partir dos diálogos permanentes com a população", destaca Cherem.

Criado em 9 de junho 2015, por meio de decreto do governador Fernando Pimentel, o programa "Fóruns Regionais de Governo: por todo o Estado, com todos os mineiros" surgiu para inserir de vez os cidadãos mineiros nas decisões estratégicas sobre as ações governamentais, com foco nas perspectivas regionais. O estado foi dividido em 17 territórios de desenvolvimento para aprimorar o planejamento regional.

De lá para cá, com a rápida evolução do programa e devido à sua vasta abrangência temática e territorial, decidiu-se pela criação da nova pasta. Até então, o programa era coordenado pelas secretarias de Estado de Governo (Segov), Planejamento e Gestão (Seplag) e Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac).

Para se ter uma ideia da dimensão dos fóruns regionais, estima-se que mais de 25 mil pessoas já compareceram a eventos realizados por todo o estado. Ao longo de 2015, foram instalados os fóruns regionais em cada um dos 17 territórios de desenvolvimento, sendo registradas 12.689 mil demandas, cada uma delas devidamente sistematizada e acompanhada.

Ao transformar a participação popular em método de governo, a expectativa do Governo estadual é de atender ao compromisso de elaborar políticas públicas descentralizadas e alinhadas às características específicas das diferentes regiões de Minas Gerais.

O objetivo é garantir a presença da população na construção e no planejamento de políticas públicas. A ação ganha caráter ainda mais estratégico porque Minas Gerais, devido à sua extensão territorial, é um estado marcado pela diversidade. E é justamente por essa grande diversidade que o Governo de Minas Gerais entende que as políticas públicas devam ser dinâmicas, integradas e conectadas com as realidades locais.

Além de representante da sociedade civil, participam dos fóruns representantes de órgãos estaduais e federais, prefeitos, vereadores, entidades empresariais e sindicais e representantes do poder legislativo estadual e federal.

Os 17 territórios de desenvolvimento são: Norte, Noroeste, Médio e Baixo Jequitinhonha, Mucuri, Alto Jequitinhonha, Central, Vale do Rio Doce, Vale do Aço, Metropolitano, Oeste, Caparaó, Mata, Vertentes, Sul, Sudoeste, Triângulo Sul e Triângulo Norte.

A fase inicial do programa permitiu a cada região levantar problemas e necessidades, além de traçar um diagnóstico territorial. Informações importantes foram coletadas para orientar, inclusive, a elaboração de documentos estratégicos do Estado, como o Plano Plurianual de Ações Governamentais (PPAG), o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI) e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Agora, o programa está em sua fase devolutiva, na qual o Estado vem realizando suas primeiras entregas – sempre dentro do que foi listado como prioridade pela população. Dentre as ações já realizadas, destacam-se a entrega de centenas de veículos para a saúde, educação e Polícia Militar; asfaltamento de estradas e a inauguração da 2ª Companhia de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, sediada em Varginha, com a aquisição de um helicóptero para auxiliar o atendimento aos municípios da região.

Com a secretaria extraordinária, as iniciativas dos fóruns ganham um novo status. A secretaria também fortalecerá diversos setores da economia mineira, principalmente aqueles que mais precisam de respaldo do Estado, como artesanato e micro e pequenas empresas.

 
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 
 

Leia também:

LabCovid começa a processar testes de cidades da microrregião de Lavras Contrato de coleta de lixo em Lavras está sendo reavaliado
   
Bombeiros de Lavras resgataram o corpo da jovem que morreu afogada no domingo Três autoridades de Ijaci estão sendo chamadas de "fura-fila" da vacinação
   
Agência do Banco Itaú, da Zona Sul de Lavras, está fechada temporariamente por causa da pandemia Incêndio supostamente criminoso destruiu veículo na Zona Norte de Lavras - veja vídeo
   
Prefeitura de Lavras divulgou que denúncias nos finais de semana contra aglomerações devem ser feitas no 190 da PM Bombeiros capturaram cobra que invadiu uma casa em Lavras
   
Ufla poderá armazenar vacinas do Governo do Estado em seus Ultrafreezers Decreto da Prefeitura de Lavras prevê uso obrigatório de máscara também em vias públicas
.

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br - A informação a um click de você
Lavras/MG
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram: @jornaldelavras 
Twitter: twitter.com/jlavras 
Facebook: www.facebook.com/jornaldelavras