Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 24/08/2016 19:59 - Atualizada em: 25/08/2016 08:12
Professor da Ufla vence "Prêmio de Pesquisa Básica Marcos Luiz dos Mares Guia"
Prêmio será concedido pela Fapemig no dia 3 de outubro, em Belo Horizonte

O professor Matheus Puggina de Freitas venceu na categoria Jovem Pesquisador (Foto: Ascom/Ufla)

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

As pesquisas que vem sendo desenvolvidas desde o mestrado pelo professor Matheus Puggina de Freitas, do Departamento de Química da Ufla (DQI), foram reconhecidas pela Fapemig: o docente receberá o Prêmio de Pesquisa Básica Marcos Luiz dos Mares Guia, na categoria Jovem Pesquisador. A entrega será feita no dia 3 de outubro, em Belo Horizonte, em solenidade no edifício da Fiemg, às 18h30.

O título da pesquisa é: "Estrutura Molecular e sua Relação com Propriedades Químicas, Físicas e Biológicas". O dossiê descritivo enviado à Fapemig para concorrer ao prêmio reportou um histórico das pesquisas feitas pelo professor Matheus, de 1999 até hoje. "Essas pesquisas versam sobre as duas linhas em que atuo: Análise conformacional de pequenas moléculas e QSAR (Quantitative Structure-Property Relationships, uma sub-linha da área de Química Medicinal)", conta o docente.

Criado pelo Governo do Estado e concedido pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), o Prêmio contemplou três pesquisadores mineiros. Os agraciados se distinguiram na condução de estudos e pesquisas básicas que contribuíram para o avanço do conhecimento científico e apresentam potencial para subsidiar o desenvolvimento de soluções para problemas da humanidade.

O professor Matheus receberá certificado, medalha e R$6 mil de premiação. "O prêmio é individual, mas a pesquisa não poderia ter se desenvolvido ao longo de 11 anos de Ufla se não fosse pelo excelente ambiente de trabalho e pelos colegas do DQI, especialmente pelos estudantes do Grupo de Química Computacional e pelos meus amigos e parceiros, professores Elaine Fontes Ferreira da Cunha e Teodorico de Castro Ramalho. Também fizeram parte das pesquisas colaboradores de outras instituições do Brasil e do exterior", enalteceu.

Fonte: Ascom/Ufla

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras