Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


cotidiano / Educação /


Publicada em: 08/08/2016 09:01 - Atualizada em: 08/08/2016 14:02
Ex-aluno da Ufla vence prêmio do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico
O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico anualmente homenageia os estudantes estrangeiros que se distinguem pelo desempenho acadêmico e envolvimento na comunidade

"Quando vi meu nome e minha foto na tela com a nomeação do primeiro lugar do prêmio, fiquei sem palavras". (Foto extraída do site da Ascom/Ufla)

 

 

  Jornal de Lavras:  (35) 9 9925.5481    @jornaldelavras     @jornaldelavras    @jlavras    

Renato Lopes Previdelli, ex-aluno do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Lavras (Ufla) conquistou o primeiro lugar no prêmio do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), que anualmente homenageia os estudantes estrangeiros de pós-graduação que se distinguem pelo desempenho acadêmico e envolvimento na comunidade. A cerimônia de premiação foi realizada no dia 22 de julho. Renato foi um dos primeiros estudantes da Ufla a participar do Programa Ciências sem Fronteiras durante a graduação nos Estados Unidos, sendo aprovado direto para o doutorado.

Atualmente, Renato é estudante de PhD na Universidade Livre de Berlim, Alemanha, no programa de pós-graduação em Ciências Biomédicas. Sua tese de doutorado, em andamento, sob orientação do professor Benedikt do Instituto de Virologia da Faculdade de Medicina Veterinária, tem como ênfase os fatores virais envolvidos na replicação e integração do Vírus da Doença de Marek, agente causador de uma doença de aves de caráter oncogênico e infeccioso. Seu programa de doutorado tem o financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), sendo realizado por meio do Programa Ciências sem Fronteiras.

O envolvimento de Renato foi muito além da pesquisa. Em 2015 ele trabalhou por um mês, aos domingos, como voluntário em um campo de refugiados em Berlim, onde foi responsável pela distribuição de alimentos. Também foi voluntário no Christian Veterinary Mission (CVM), em Honduras, durante duas semanas, em 2012. O CVM é uma instituição cristã americana, que recruta estudantes e profissionais de Medicina Veterinária para atuarem em países subdesenvolvidos, promovendo o cuidado animal e tratamentos básicos aos animais da população carente local.

O envolvimento do estudante em trabalhos voluntários teve relevância para obter o prêmio do DAAD pois, além da nota, do número de créditos, das atividades extracurriculares e das atividades acadêmicas de docência, também é levado em consideração o engajamento social. Somente o estudante destaque, classificado em primeiro lugar, ganha o prêmio."Ser voluntário é uma oportunidade de você poder contribuir para a sociedade da sua maneira. Esse tipo de engajamento social é a melhor forma de não nos sentirmos desesperançosos. Aprendi que pessoas que fazem serviço voluntário são de um valor inestimável. Nunca imaginei que trabalho voluntário poderia trazer tantos benefícios, tanto no âmbito pessoal como profissional, já que empresas e instituições valorizam muito essa prática. Percebi o motivo disso conforme fui participando de trabalhos voluntários no Brasil e no exterior", relata Renato.

Renato relata que a Ufla foi seu ponto de partida, onde ele adquiriu todo o conhecimento em Medicina Veterinária e construiu toda a sua base acadêmica. Durante a graduação ele teve a oportunidade de realizar diversas atividades: monitoria; estágios extracurriculares; iniciação científica; participou de empresa júnior e membro de grupo de estudos. Além disso,  participou da primeira turma de graduação da Ufla a ir aos EUA pelo Programa Ciência sem Fronteiras, em 2012.

Fonte: Ascom/Ufla

Clique AQUI e comente no facebook do Jornal de Lavras

 
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
#jornaldelavras Eduardo Cicarelli Sabrina Cicareli

Leia também:

Ufla obtém resultados de excelência no Enade Agência da Copasa em Lavras voltou com o atendimento presencial, mas com restrições
   
Inaugurado na Ufla, o LabCovid, que realizará exames de diagnóstico da Covid - veja fotos Ufla, em parceria internacional, realiza pesquisa inédita sobre a reconstrução do clima da Amazônia
   
Vacinação contra sarampo para jovens e adultos em Lavras vai até o dia 30 Bombeiros de MG atenderam a 40 afogamentos nos 12 primeiros dias de outubro
.

Flashes de Notícias

.  

Blog Sabrina Cicareli:

Decoração da minha Kitnet Tudo de Bom no Os Mais Influentes Revista Elitte 2019
   
Tudo de Bom no Destaque Sales Pesquisa Lavras 2019 Série Viajadamente no Chile - Parte 7 - Valle Nevado
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 6 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 5 - Tour em Santiago
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 4 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 3 - Tour em Santiago
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 2 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 1 - Tour por Santiago
   

.

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br - A informação a um click de você
Lavras/MG
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram: @jornaldelavras 
Twitter: twitter.com/jlavras 
Facebook: www.facebook.com/jornaldelavras