Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/


Publicada em: 16/01/2011 15:17 - Atualizada em: 02/11/2011 12:29
Balanço dos danos causados pelas chuvas em Lavras e na região
Governador esteve nas cidades de Carvalhos, Alagoa, Itamonte, Aiuruoca e São Lourenço e sobrevoou estradas danificadas por quedas de barreira no Sul de Minas.

     

Ponte sobre o rio Grande, na divisa de Lavras com Ribeirão Vermelho - foto: Nádhyla Maria de Paula. Abaixo, Anastasia visita Carvalhos - foto: Governo do Estado; e Comércio no bairro Niterói em Lavras, que está prejudicado com a cheia do rio Grande - foto: Nádhyla Maria de Paula

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

O governador Antonio Anastasia percorreu, no sábado, dia 15, as cidades de Carvalhos, Itamonte, Aiuruoca e São Lourenço, todas no Sul Minas, elas foram atingidas pelas fortes chuvas que castigam o Estado nos últimos dias. O governador viu de perto os prejuízos causados pelas enchentes, prestou solidariedade aos moradores e acompanhou o trabalho de socorro prestado por equipes da Defesa Civil estadual e municipal. Anastasia andou pelas ruas destas cidades e sobrevoou as estradas atingidas.

O governador adiantou que todo o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Transportes e Obras Públicas e do Departamento de Estrada e Rodagens (DER/MG), estará trabalhando para recuperar as rodovias estaduais, pontes e vias públicas danificadas ou destruídas pelas fortes chuvas e deslizamentos de terra.

Três Corações continua enfrentando uma situação de extremo desconforto para os moradores daquela cidade por causa das enchentes neste final de semana. Já chega a 400 o número de pessoas desabrigadas ou desalojadas em decorrência da cheia do rio Verde, que atingiu a cota de 7 metros acima do leito normal. A garagem de uma empresa de ônibus foi inundada e os coletivos tiveram de deixar o local e estacionarem no gramado do estádio municipal da cidade. Sete bairros foram alagados e os soldados da EsSA (Escola de Sargentos das Armas), estão prestando socorro às vítimas.

Em Santa Rita do Sapucaí, onde uma pessoa morreu por causa de um desabamento, o número de desalojados subiu para 120. As vítimas foram recolhidas por amigos e parentes. Oito pessoas estão desabrigadas, elas perderam tudo na enchente e estão acomodadas numa escola da cidade.

Em Careaçu, ainda existem alguns pontos de alagamento e existem 220 pessoas desalojadas. A Defesa Civil Estadual está distribuindo cestas básicas e colchonetes aos afetados pelas chuvas.

Em Ribeirão Vermelho, as águas do rio Grande continuam subindo e a ponte rodo-ferroviária, que liga aquela cidade a Lavras, está interditada.

No bairro Niterói, no município de Lavras, os moradores tiveram de deixar suas casas e o comércio foi afetado. Mas em Lavras a situação é, em comparação a outras cidades, melhor, apesar de alguns pontos de alagamentos, como nos bairros Tipuana I e Tipuana II, onde algumas casas foram invadidas pelas águas. A situação já voltou ao normal e os moradores já regressaram para suas residências.

Até o momento foram quatro casas completamente destruídas pelas chuvas, duas delas no bairro Eldorado. Algumas famílias estão desalojadas e recebendo o apoio dos órgãos de assistência social do município.

Parte de um aterro da linha férrea próxima ao bairro Cruzeiro do Sul foi levado pelas águas e a linha ficou suspensa, o transito ferroviário foi interrompido, trazendo prejuízos para empresas que utilizam a ferrovia para transportar seus produtos. Não existe ainda previsão para recuperação da área afetada, e na madrugada de sábado para domingo a chuva aumentou a área do desaterro.

As chuvas em Lavras estão causando danos nas ruas da cidade, a força das águas está arrancando o piso asfaltico e abrindo crateras. O tempo não dá trégua e a prefeitura fica impossibilitada de realizar qualquer operação de recomposição do asfalto.

Para complicar ainda mais a situação da cidade, a empresa coletora de lixo urbano, a CSD Engenharia, está recolhendo o lixo de forma precária e em muitos lugares o lixo fica acumulado por dois ou três dias, com isso a enxurrada carreia o lixo para os bueiros.

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras