Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Cultura /


Publicada em: 03/08/2016 08:53 - Atualizada em: 03/08/2016 11:46
Cultura Lavras vai exibir na praça "O Palhaço", de Selton Mello
Incentivar, promover e produzir cultura, essa é a proposta de um grupo que quer transformar Lavras

Imagem extraída de um quadro do filme O Palhaço, produzido em 2011 e que será exibido em Lavras no Cinema na Praça

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

Lavras foi, no passado, uma cidade que se destacava com suas atividades culturais, na época em que a cidade possuía um teatro que foi construído baseado na arquitetura do Scala, de Milão, Itália.

Aqui grandes companhias teatrais faziam temporadas, grandes eventos eram realizados. Lavras foi a primeira cidade do interior de Minas a receber uma companhia para apresentação de uma ópera, foi a "Companhia Lyrica Citta di Roma", com a grandiosa ópera "Traviata", de Verdi, a apresentação foi realizada no dia 5 de junho de 1920 e no dia seguinte, a Companhia apresentou a ópera "Pagliacci", de Leoncavallo e no dia 9 do mesmo mês, "Bohe'Me".

Na época havia público interessado em arte e cultura, e havia também um teatro de luxo que só era comparado ao famoso "Theatro de Petrópolis". O "Theatro Municipal de Lavras" possuía dez camarotes, vinte frisas, 150 poltronas, 140 cadeiras, 100 balcões e 250 gerais. O Theatro Municipal foi demolido na década de 60 e com seu fim as atividades culturais da cidade foram acabando.

Com o passar dos anos algumas tentativas de movimentação cultural foram acontecendo, como os festivais de músicas que foram realizados na década de 70, o surgimento do Grupo de Teatro Construção (GTC), que até hoje mantém viva a atividade teatral em Lavras, as iniciativas da ex-secretária de Cultura, Luiza Victorino Andrade, o inegável incentivo da Universidade Federal de Lavras e outros.

Agora surgiu um movimento cultural formado por uma organização não governamental (ONG), é o Cultura Lavras, um grupo que tem um objetivo audacioso, quer tornar Lavras uma referência estadual em turismo cultural através da promoção de eventos e campanhas humanitárias que englobem as mais diversas manifestações artísticas atingindo todos os tipos de público. Segundo seus integrantes, "acreditamos que a Cultura é o meio mais eficaz de mudança da sociedade e queremos tê-lo ao seu lado na execução desse sonho".

As atividades culturais estão surgindo e no dia 13, sábado, às 17h30, o grupo vai levar para a praça a sétima arte, o cinema: será exibido ao público o filme O Palhaço, um drama produzido e dirigido por um mineiro de Passos, Selton Mello. O Palhaço já recebeu cerca de 25 premiações em festivais nacionais e internacionais. A exibição será gratuita.

O grupo já está anunciando para o próximo mês a Primavera Cultural, com uma série de eventos. Vamos prestigiar e compartilhar essa ideia de revitalizar a cultura em Lavras. Portanto, dia 13 tem Cinema na Praça e, em setembro mais atividades. 

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras