Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


destaque / Cultura /


Publicada em: 03/08/2016 08:53 - Atualizada em: 03/08/2016 11:46
Cultura Lavras vai exibir na praça "O Palhaço", de Selton Mello
Incentivar, promover e produzir cultura, essa é a proposta de um grupo que quer transformar Lavras

Imagem extraída de um quadro do filme O Palhaço, produzido em 2011 e que será exibido em Lavras no Cinema na Praça

 

 

(35) 99925.5481   @jornaldelavras    @jornaldelavras   @jlavras   jornaldelavras

Lavras foi, no passado, uma cidade que se destacava com suas atividades culturais, na época em que a cidade possuía um teatro que foi construído baseado na arquitetura do Scala, de Milão, Itália.

Aqui grandes companhias teatrais faziam temporadas, grandes eventos eram realizados. Lavras foi a primeira cidade do interior de Minas a receber uma companhia para apresentação de uma ópera, foi a "Companhia Lyrica Citta di Roma", com a grandiosa ópera "Traviata", de Verdi, a apresentação foi realizada no dia 5 de junho de 1920 e no dia seguinte, a Companhia apresentou a ópera "Pagliacci", de Leoncavallo e no dia 9 do mesmo mês, "Bohe'Me".

Na época havia público interessado em arte e cultura, e havia também um teatro de luxo que só era comparado ao famoso "Theatro de Petrópolis". O "Theatro Municipal de Lavras" possuía dez camarotes, vinte frisas, 150 poltronas, 140 cadeiras, 100 balcões e 250 gerais. O Theatro Municipal foi demolido na década de 60 e com seu fim as atividades culturais da cidade foram acabando.

Com o passar dos anos algumas tentativas de movimentação cultural foram acontecendo, como os festivais de músicas que foram realizados na década de 70, o surgimento do Grupo de Teatro Construção (GTC), que até hoje mantém viva a atividade teatral em Lavras, as iniciativas da ex-secretária de Cultura, Luiza Victorino Andrade, o inegável incentivo da Universidade Federal de Lavras e outros.

Agora surgiu um movimento cultural formado por uma organização não governamental (ONG), é o Cultura Lavras, um grupo que tem um objetivo audacioso, quer tornar Lavras uma referência estadual em turismo cultural através da promoção de eventos e campanhas humanitárias que englobem as mais diversas manifestações artísticas atingindo todos os tipos de público. Segundo seus integrantes, "acreditamos que a Cultura é o meio mais eficaz de mudança da sociedade e queremos tê-lo ao seu lado na execução desse sonho".

As atividades culturais estão surgindo e no dia 13, sábado, às 17h30, o grupo vai levar para a praça a sétima arte, o cinema: será exibido ao público o filme O Palhaço, um drama produzido e dirigido por um mineiro de Passos, Selton Mello. O Palhaço já recebeu cerca de 25 premiações em festivais nacionais e internacionais. A exibição será gratuita.

O grupo já está anunciando para o próximo mês a Primavera Cultural, com uma série de eventos. Vamos prestigiar e compartilhar essa ideia de revitalizar a cultura em Lavras. Portanto, dia 13 tem Cinema na Praça e, em setembro mais atividades. 

Clique AQUI e comente no facebook do Jornal de Lavras

 
 
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
#jornaldelavras @eduardocicarelli @sabrinacicareli

Leia também:

Aulão de Zumba é oferecido pela Prefeitura de Lavras gratuitamente
Menor foi apreendido com drogas em linha férrea de Lavras
Mulher baleada em troca de tiros em S. A. Amparo deixou UTI
Festival de Atletismo Escolar será realizado nesse sábado na Ufla
14 BIS fará show em praça pública de Coqueiral

.

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br - A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram: @jornaldelavras 
Twitter: twitter.com/jlavras 
Facebook: www.facebook.com/jornaldelavras