Imagem ilustrativa extraída do site segredosdoiquidificador.com.br
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Pesquisa desenvolvida na Universidade Federal de Lavras (Ufla), conclui que o café pode ser um ingrediente de barra de cereais. A pesquisa foi da mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Alimentos da Ufla, Maísa Mancini Matioli de Sousa, que avaliou o produto quanto à impressão global, intenção de compra, preferência e expectativa, antes e após o consumo da barra.
Ela dividiu o estudo em duas fases. Em uma ela pesquisou a aceitação dos consumidores de barrinhas de cereais e em outra, a viabilidade de introdução no mercado consumidor, os resultados revelaram os principais aspectos considerados pelos consumidores em relação ao produto. "Segundo a avaliação qualitativa, o consumidor prefere embalagens com cores foscas variando nos tons relacionados aos grãos de café. Essas são melhores para a embalagem que contém a informação "sabor café especial – 100% arábica". Quanto à segmentação de mercado, foi possível concluir que o grupo dos "consumidores saudáveis e conscientes" é o segmento com maior potencial para ser explorado quanto à compra e consumo da barra alimentícia adicionada de café", explicou Maísa.
O projeto que foi iniciado através do Programa do Polo de Excelência do Café, INCT Café e teve o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), faz parte da linha de pesquisa que busca o desenvolvimento de novos produtos à base de café desenvolvida pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Alimentos da Ufla.
A nutricionista e mestre em Ciência dos Alimentos da Ufla, Nathália de Souza Lara, realizou a formulação, avaliação físico-química e sensorial da barra alimentícia com o café. O estudo concluiu que a barra alimentícia composta por uva passa e com 100% de café destacou-se quanto à capacidade de proteção contra o estresse oxidativo e demonstrou satisfatória aceitabilidade, podendo ser uma nova alternativa para o mercado de produtos diferenciados, com possíveis efeitos benéficos à saúde.
A partir dos resultados iniciais que constataram o potencial do produto, o estudo seguiu com a análise de marketing feita pela nutricionista. A orientadora das duas pesquisas e professora da Ufla, Rosemary Gualberto Fonseca Alvarenga Pereira, disse que além de ser muito apreciado, o café oferece diversos benefícios a saúde, como no caso da associação do produto com a uva passa, que potencializou o poder antioxidante na junção dos dois ingredientes.
O coorientador das pesquisas e professor da Ufla, João de Deus Souza Carneiro, explicou que desenvolver um novo produto é algo complexo e que envolve diferentes áreas de pesquisa, "estamos no caminho certo seguindo com a análise de mercado para entender melhor a percepção dos futuros consumidores, um público que está cada vez mais preocupado com a qualidade, segurança alimentar e que almejam produtos saudáveis", concluiu.
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