Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Saúde /


Publicada em: 12/07/2016 09:47 - Atualizada em: 12/07/2016 13:22
Audiência Pública em Lavras vai discutir a Leishmaniose Visceral Canina
Uma doença que se não tratar pode matar, é a leishmaniose, ela será tema de audiência pública no Unilavras

 

Mosquito palha, transmissor da leishmaniose. Imagem extraída do blog do cachorro

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

A Leishmaniose Visceral Canina (LVC) é uma doença transmitida de animais para as pessoas, ela é conhecida também como Calazar. A Leishmaniose afeta anualmente, cerca de 500 mil pessoas em todo o mundo e cerca de 3 mil destas pessoas estão no Brasil.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a Leishmaniose está entre as 6 maiores endemias do planeta. Trata-se de uma doença crônica e caso não seja tratada, pode ser fatal, possui como agente etiológico o protozoário Leishmania donovani chagasi,  e é transmitida através da picada da fêmea do mosquito hematófago (que se alimenta com sangue) Lutzomyia longipalpis (conhecido por Mosquito Palha, Birigui ou Flebótomo) contaminado.

Por tratar-se de uma zoonose, ou seja, uma doença que é transmitida dos seres humanos para os animais e vice-versa, o governo brasileiro adotou uma medida bastante drástica, com a intenção de dizimar a proliferação da Leishmaniose no país e instituiu que todos os animais acometidos pela Leishmaniose devem ser sacrificados.

Este assunto e outros relacionados a Leishmaniose serão tratados amanhã, quarta-feira, dia 13, em Audiência Pública no auditório do Centro Universitário (Unilavras), a partir das 19h. A Audiência contará com a presença de vários especialistas no assunto, discutirá medidas de controle e prevenção da doença e orientará a população sobre a legislação.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras