Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


cotidiano / Educação /


Publicada em: 08/07/2016 08:15 - Atualizada em: 08/07/2016 12:02
Ranking internacional classifica Ufla como a 22ª Universidade da América Latina
A Universidade Federal de Lavras foi classificada na 22ª posição na lista das 50 melhores universidades da América Latina e 9ª no Brasil

Vista aérea da Ufla em 2015 (Foto extraída do site da Ufla)

 

 

  Jornal de Lavras:  (35) 9 9925.5481    @jornaldelavras     @jornaldelavras    @jlavras    

Foi divulgado ontem, quinta-feira, dia 7, que a Universidade Federal de Lavras (Ufla) foi classificada no Latin America University Rankings 2016 em 22ª posição na lista das 50 melhores universidades da América Latina e 9ª no Brasil. A classificação foi elaborada pela consultoria britânica de educação superior Times Higher Education (THE) – em parceria com a Elsevier – o ranking acadêmico mais conceituado no mundo.

O ranking inédito com as 50 melhores universidades da América Latina baseou-se nos mesmos critérios rigorosos que são utilizados no University Rankings THE, que classifica as 800 melhores instituições do mundo. A Ufla passou a figurar nessa lista em outubro de 2015, aparecendo pela primeira vez como uma universidade com reconhecida qualidade global.

Especificamente para a América Latina, foram feitas adaptações especiais para que os critérios refletissem as características e as prioridades de desenvolvimento das instituições. O ranking é reconhecido por aplicar critérios rigorosos, utilizando13 indicadores que envolvem as diferentes áreas de excelência de uma universidade de pesquisa global: ensino (ambiente e staff), pesquisa (volume, investimento e reputação), citações (influência da pesquisa), internacionalização e inovação (transferência de tecnologia).

Desta vez, a posição de destaque surpreendeu até mesmo a Direção Executiva da Universidade. Na avaliação do reitor da Ufla, professor José Roberto Scolforo, o desempenho nesse ranking reflete a força do conjunto e contribui para acompanhar a evolução da Universidade em indicadores considerados relevantes. "Chegar nessa posição requer um trabalho coletivo, de todas as pessoas que compõe a comunidade Ufla – professores, técnicos e estudantes. A inserção nesse seleto grupo das melhores instituições da América Latina e entre as 10 melhores do País é um orgulho que deve ser compartilhado", ressaltou.

ranking das 50 melhores universidades da América Latina foi divulgado durante o primeiro THE Latin America Universities Summit, evento realizado em Bogotá (Colômbia), de 6 a 8 julho, com a presença de líderes regionais, representantes das universidades, de governos e da indústria latino-americana para discutir os desafios para se alcançar o padrão de universidades consideradas de classe mundial.

Na Ufla, o pilar mais bem conceituado foi o de Ensino, ranqueada na 15ª posição, seguida da pesquisa, na 17ª posição. Embora tenha um número significativo de publicações, o ponto que ainda deve ser mais trabalhado se refere ao número de citações. Outro desafio da Instituição é ampliar a relação com empresas privadas.

Avaliando o desempenho no ranking, o diretor de Relações Internacionais, professor Antonio Chalfun Júnior, destacou a evolução da Ufla em diferentes rankings em que é avaliada. Mais do que um indicador de comparação entre as instituições, Chalfun acredita que o desempenho no ranking deve ser um balizador das ações estratégicas da universidade, para que os indicadores positivos sejam mantidos e reforçados e haja uma atenção especial para minimizar os pontos fracos.

O Brasil representa a metade das 10 melhores posições no ranking – com a Universidade de São Paulo e da Universidade Estadual de Campinas, em primeiro e segundo lugar, respectivamente – e um total de 23 posições na lista das 50-top, mais do que qualquer outro país.

Das 23 instituições brasileiras que aparecem no ranking, a Ufla está na 5ª posição entre as universidades federais e no bloco das 10 melhores instituições do País, juntamente com Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Campinas (Unicamp), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Estadual Paulista (Unesp), e as universidades federais de Minas Gerais (UFMG), Viçosa (UFV) e Santa Catarina (UFSC).

Vale destacar que foram excluídas da avaliação as instituições que não oferecem a pós-graduação e cuja produção científica foi inferior a 500 artigos publicados em periódicos reconhecidos, no período de 2010 a 2014.

Clique AQUI e comente no facebook do Jornal de Lavras

 
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
#jornaldelavras Eduardo Cicarelli Sabrina Cicareli

Leia também:

Homicídio em Lavras: rapaz morre a pauladas no bairro Nossa Senhora de Lourdes Furto em escola pública de Lavras: PM prendeu um dos ladrões e recuperou os objetos
   
Criminosos armados assaltam casa lotérica em Lavras - veja vídeo PM prende ladrões de gado na cidade de Perdões; animais eram vendidos em Lavras
   
Caixa amplia horário de atendimento das agências para saque de auxílio emergencial Bolsonaro nomeia João Chrysostomo de Resende Júnior como reitor da Ufla
.

Flashes de Notícias:

Jovem de 33 anos falece com suspeita de coronavírus em Lavras Mais um caso de coronavírus confirmado em Lavras
   
Primeiro caso de coronavírus confirmado em Lavras Falecimento de idosa que estava com suspeita de coronavírus em Lavras
.  

Blog Sabrina Cicareli:

Tudo de Bom no Destaque Sales Pesquisa Lavras 2019 Série Viajadamente no Chile - Parte 7 - Valle Nevado
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 6 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 5 - Tour em Santiago
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 4 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 3 - Tour em Santiago
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 2 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 1 - Tour por Santiago
   

.

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br - A informação a um click de você
Lavras/MG
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram: @jornaldelavras 
Twitter: twitter.com/jlavras 
Facebook: www.facebook.com/jornaldelavras