Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ /


Publicada em: 24/06/2016 16:07 - Atualizada em: 24/06/2016 20:30
Prefeitura de Lavras manifesta oficialmente sobre o impasse das casinhas de papelão para cães
Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Lavras explicou, através de ofício, o que chamou de "mal entendido"

Protetores levaram um exemplar das casinhas que estão sendo confeccionadas e ele permaneceu no plenário durante a reunião da Câmara desta segunda-feira (Foto: Jornal de Lavras)

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

Na semana passada, o vereador Anderson Marques publicou em sua página do Facebook que funcionários da Casa da Cultura estariam impedindo os protetores de animais de colocarem casinhas de papelão na praça Augusto Silva, com o objetivo de abrigar os cães que perambulam por aquele logradouro, sob a alegação de que a praça é um bem tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal, a publicação do parlamentar teve grande repercussão.

Na reunião da Câmara Municipal, realizada na segunda-feira, dia 20, o vereador levou um cachorrinho de pelúcia e colocou ao seu lado, como forma de protesto. Alguns protetores dos animais compareceram e levaram um exemplar de casinha de papelão, que ficou exposta no meio do plenário durante a reunião. Neste mesmo dia, a assessoria de Imprensa da Prefeitura de Lavras enviou ao vereador um ofício, que também foi enviado à redação do Jornal de Lavras no dia seguinte, explicando que tudo não passou de um mal entendido.

No ofício a administração reconhece a importância da atitude do grupo de voluntários que teve a iniciativa de construir e espalhar as casinhas pela cidade durante o período de inverno. Através do ofício a assessoria nega que os membros da causa em favor dos animais tenham sido impedidos pelos funcionários de instalarem as casinhas, mas que foi um pedido a eles que enviassem um ofício ao Conselho Municipal do Patrimônio solicitando a permissão para a instalação das casinhas, pois a principal praça da cidade é tombada pelo Patrimônio Histórico, e aquele é o único órgão que tem autonomia para permissão ou qualquer intervenção naquele espaço físico.

A reportagem do Jornal de Lavras apurou que na verdade não foram "funcionários" da Casa da Cultura, mas uma funcionária que tem um cargo de confiança da atual administração e que faz parte do Conselho Municipal do Patrimônio.   Apurou também que o Conselho Municipal do Patrimônio se reúne uma vez a cada dois meses e a última reunião foi no dia 9 deste mês, portanto, se o ofício fosse enviado, ele seria colocado em pauta na próxima reunião, ou seja: agosto. Até lá o inverno estaria acabando, a não ser se fosse realizada uma reunião extraordinária, o que provavelmente não seria feito.

A reportagem conversou com um dos membros do Conselho e ele disse que a servidora que ocupa cargo de confiança da administração e que realmente trabalha na Casa da Cultura "falou por ela". Segundo o integrante do Conselho, ele e outros são favoráveis a flexibilização, pois casinhas de papelão não prejudicariam ou danificariam aquele espaço público, pelo contrário, o gesto seria bem aceito pela população, o que refletiria de forma positiva para a administração.

A reportagem apurou também que o prefeito Silas Costa Pereira ficou surpreso quando tomou conhecimento do episódio, segundo informações, ele também pensa que a instalação de casinhas de papelão durante o inverno na praça não prejudicaria ou danificaria aquele espaço público.

Segundo o ofício da secretaria de Comunicação, "a atual administração, consciente da necessidade de se tratar com carinho e respeito os animais, está à disposição da Sociedade Lavrense de Proteção aos Animais, defensores e voluntários da causa, para juntos definirem novas estratégias, propostas e ações que ainda podem ser desenvolvidas na cidade, com o objetivo de evitar maus tratos, além de proteger e cuidar dos animais".

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras