Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/


Publicada em: 10/01/2011 15:14 - Atualizada em: 11/01/2011 05:42
Mortes e destruição em Minas: Lavras também está no relatório da Cedec
Chuvas causaram a morte de 16 pessoas em Minas e afetaram 108 cidades, inclusive Lavras, segundo relatório da Cedec.

     

Rua Flamboyant, no bairro Eldorado, onde duas casas desabaram e uma ficou parcialmente destruída. Foto: Jornal de Lavras

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) divulgou segunda-feira, dia 10, um balanço dos danos causados pela chuva em todo o Estado. Segundo o relatório, 16 pessoas morreram em Minas e 108 municípios foram afetados, destes, 63 decretaram situação de emergência.

Mais de um milhão de pessoas foram afetadas diretamente pelas chuvas em Minas, segundo a Cedec. Cerca de 13,5 mil pessoas ficaram sem teto temporariamente e desses, mais de duas  mil perderam tudo: casa e móveis.

A Defesa Civil registrou quase cinco mil casas danificadas por conta das enchentes. No relatório a Cedec alerta ainda que no Sul de Minas, devido ao avanço de uma frente fria na região, novas chuvas podem cair a qualquer momento. O nível da água nos municípios continua acima do normal e muitos bairros permanecem alagados.

Em Santa Rita do Sapucaí a Defesa Civil informou que 80 pessoas estão desalojadas e 17 estão desabrigadas - as ruas da cidade estão alagadas. Em Pouso Alegre, apesar da chuva na noite de domingo, as águas do Rio Mandu e do Sapucaí Mirim começaram a baixar. Alguns bairros ainda continuam alagados e a maioria das famílias ainda não voltou para casa.

Lavras também faz parte do relatório da Cedec: por causa das chuvas, um barranco cedeu e duas casas desabaram no bairro Eldorado. Outras construções no local correm risco de desabamento.

Em conceição do Rio Verde a estrada que liga a cidade à rodovia Fernão Dias, a BR-381, está interditada desde domingo, quando parte da pista caiu. Um carro e um caminhão que passavam pelo local foram engolidos pela enchente. Para chegar à Fernão Dias, motoristas precisam fazer um desvio de 25 quilômetros pelo distrito de Águas de Contendas.

Por determinação do governador Antonio Anastasia, o Secretário-Executivo da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, coronel Eduardo Cesar Reis, iniciou no sábado, dia 8, visita a municípios do Sul de Minas. São cidades que sofreram grandes prejuízos materiais e tiveram número significativo de afetados por inundações e desabamentos causados pelas chuvas que castigam o estado.

O objetivo da visita, além de levar a solidariedade e o apoio do governador, é analisar em detalhes o atual cenário nessas cidades e encaminhar os pleitos de cada uma delas nas esferas estadual e federal.

Durante cinco dias serão visitadas Machado, Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí, Rio Pomba, Ubá, Cataguases, Muriaé, Lajinha, Entre Folhas, Governador Valadares, Goiabeira, Mantena e Resplendor. Lavras não consta do roteiro de visitas do Secretário-Executivo.

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras