Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 23/06/2016 12:10 - Atualizada em: 28/06/2016 08:05
Ordem DeMolay de Lavras vai realizar Café Jovem e discutir "Tolerância e Fraternidade"
Jovens que acreditam no diálogo como forma de promover a tolerância e a fraternidade

Jovens da Ordem DeMolay na Loja Maçônica Deus e Caridade VIIª, em Lavras (Foto: Arquivo Jornal de Lavras)

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

A Ordem DeMolay de Lavras vai promover no dia 29, próxima quarta-feira, às 18h30, no auditório da 17ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), na rua Dona Inácia, um Café Jovem, com entrada franca. Os organizadores estarão recolhendo alimentos não perecíveis para serem doados a algumas instituições. Eles contam com o apoio da Comissão de Cultura, Esporte e Lazer da 17ª subseção da OAB.

Os jovens pretendem reunir representantes de diferentes correntes esotéricas, religiosas e filosóficas para debater um tema que pode ser de grande valia nos tempos conturbados que vivemos, a "Tolerância e Fraternidade".

Os jovens membros da Ordem DeMolay acreditam no diálogo e na troca de ideias como a melhor resposta para evoluirmos e entendermos uns aos outros, o diálogo é fundamental para resolver os problemas de convivência.

 

Ordem DeMolay e os Templários

Jacques DeMolay nasceu em 1244 em Vitrey, na França, sua vida foi pautada em princípios éticos. Aos 21 anos ingressou na Ordem dos Cavaleiros Templários, entidade reconhecida pela Igreja e seu Conselho, a Ordem dos Cavaleiros Templários tinha finalidade de vigiar a estrada entre Jerusalém e Acro, o porto de Jerusalém no Mediterrâneo.

Imensamente popular, já que apoiada pela Igreja, a Ordem dos Cavaleiros Templários, cuja denominação original era "Pobres Soldados de Cristo", destacava-se pela abundância de recursos, ricas propriedades e, em consequência, atraia filhos de nobres e príncipes, notadamente da Inglaterra, França, Espanha e Alemanha.

A valentia dos seus membros angariava a simpatia de todos que acompanhavam as numerosas cruzadas, através das quais consolidavam o nome da Ordem, reconhecida sempre pelo heroísmo e Jacques DeMolay estava presente nessas ações, destacando-se pelos princípios abraçados, tanto que em 1298 foi eleito Grão Mestre, assumindo o cargo que o colocava, em muitas das vezes, acima dos grandes lordes e príncipes.

Uma sequência de derrotas fez com que o espírito das Cruzadas se extinguisse. Os Templários despertavam o desejo de guerra com os inimigos poderosos e, já sem ajuda popular, despertaram a cobiça de Felipe, o Belo, Rei da França, que almejava uma união para assumir o controle total do poder. Sem sucesso, Felipe reconheceu que deveria destruir as Ordens e consequentemente evitar o aumento do poder do Sumo Pontificado. Investiu com regulamentos secretos para aprisionar todos os Templários. DeMolay e centenas de outros Templários foram presos e atirados em calabouços.

Começando um período que prolongaria por sete anos preso, o Rei Felipe consegue ainda que o Papa Clemente apoiasse a condenação da Ordem e insistia na traição de Jacques DeMolay aos seus companheiros e no dia 18 de março de 1314, Jacques DeMolay era queimado vivo no pelourinho, numa pequena ilha do rio Sena.

Em 1919, seis séculos depois, no dia 18 de março, o americano Frank Sherman Land, baseado nos ideais de Jacques DeMolay, fundou, em Kansas, no Missouri, a Ordem DeMolay, fundamentada em sete pilares: Amor Filial, Reverência ao Sagrado, Cortesia, Companheirismo, Fidelidade, Pureza e Patriotismo.

Em Lavras a Ordem DeMolay foi fundada no dia 13 de março de 2005, e foi denominada de José Augusto Lasmar, que foi o principal incentivador e lutador para a instalação da Ordem DeMolay em Lavras. A Ordem DeMolay "José Augusto Lasmar" é patrocinada pelas lojas maçônicas Deus e Caridade VIIª e 20 de Julho.   

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras