Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Notícias /


Publicada em: 20/06/2016 14:15 - Atualizada em: 20/06/2016 18:36
Fábio Cherem (PSD) destinou recursos para equipe de ginastas da Ufla
Com ajuda de verba parlamentar do deputado Fábio Cherem (PSD), equipe de Ginástica Aeróbica da Ufla conquistou título internacional

Equipe conquistou medalhas de ouro, prata e bronze nos Jogos Pan-Americanos de Ginástica Aeróbica, no México

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

Em dezembro de 2015, a equipe de ginástica da Universidade Federal de Lavras (Ufla) conquistou o título de campeã geral do Pan-Americano de Ginástica Aeróbica, realizado no México. Além da medalha de ouro na categoria do Trio Adulto, a equipe trouxe também as medalhas de prata e de bronze no Individual Masculino, um quinto lugar na modalidade de Grupo e um sexto no Individual Masculino, fechando mais uma brilhante participação dos atletas lavrenses numa competição internacional defendendo a Seleção Brasileira. A participação da equipe só foi possível graças a uma emenda parlamentar do deputado Fábio Cherem (PSD), que destinou recursos na ordem de R$ 30 mil para cobrir os custos de transporte, hospedagem e alimentação dos atletas durante a competição.

A conquista do Pan-Americano, no entanto, não foi uma vitória isolada de um grupo de jovens apaixonados pelo esporte e que hoje compõe a Seleção Brasileira de Ginástica Aeróbica. Ela é parte de um projeto social muito maior iniciado no final dos anos 90 em Lavras e que atualmente atende aproximadamente 200 jovens carentes da cidade, pessoas que se espelham e se inspiram nas vitórias da equipe principal, num trabalho de inclusão social para aqueles que não teriam muitas oportunidades não fosse este projeto de ginástica da Ufla.

De acordo com o técnico da equipe e Chefe do Departamento de Educação Física (DEF), professor Luiz Henrique Maciel, muito mais do que apoiar a participação da delegação no Pan-Americano de Ginástica Aeróbica, composta por 25 atletas, o recurso é mais uma demonstração da preocupação do deputado Fábio Cherem com as questões sociais.  "A emenda do deputado Fabio Cherem vem reafirmar um compromisso assumido por ele ao longo dos anos junto à equipe de ginástica, antes mesmo de ser eleito deputado, sendo fundamental para o desenvolvimento do projeto como instrumento de inclusão social", argumenta Luiz Henrique.

O coordenador do projeto de ginástica na Ufla destaca a importância do programa na abertura de oportunidade para centenas de jovens em Lavras. "Importante destacar que este tipo de recurso destinado pelo deputado Fábio Cherem é aplicado na equipe de competição. No entanto, esta equipe está à frente de um projeto social que atende mais de 200 jovens e serve de incentivo para essas pessoas. As crianças que entram no projeto aos cinco anos vêem esses atletas brilhando e querem chegar aonde eles chegaram. Os próprios integrantes da equipe de competição não teriam as mínimas condições de fazerem algo assim sem um incentivo dessa natureza. É um recurso que indiretamente beneficia um projeto maior, que atende pessoas da comunidade, sem restrição, sem cobrar nada", explica Luiz Henrique.

O professor ressalta ainda que através do esporte, os integrantes do projeto têm uma oportunidade de um futuro melhor. "O deputado sempre investiu no esporte, sempre apoiou este tipo de projeto, antes de entrar para a política. Ele acha importante essa evolução para o social. Retribuir para a comunidade aquilo que se arrecada com os impostos. Tem gente que começou comigo com oito, nove anos e hoje tem mais de 20 anos. O nosso objetivo principal aqui dentro da universidade é que essas pessoas que praticam a ginástica desde a iniciação, chegando ou não na equipe de competição, possam entrar na faculdade. Não é um projeto que visa o resultado deles como atletas, e sim que tenham uma possibilidade melhor de vida. O exemplo disso é quer hoje todos os atletas adultos do projeto são estudantes da universidade. 99% deles entraram aqui como crianças. A proposta é oferecer uma perspectiva melhor de vida para essas pessoas", enfatiza.

Não bastasse a importância social do projeto, a equipe de Ginástica Aeróbica da Ufla é uma referência nacional. Não à toa os oito atletas da categoria adulta integram a Seleção Brasileira da modalidade, inclusive o técnico Luiz Henrique, que comanda os trabalhos desde 2003. Isso fica ainda mais evidente na sala de troféus, onde estão as conquistas a partir de 2009, com destaque para o tricampeonato brasileiro por equipe, o campeonato Sul-Americano e o recente título de campeão Pan-Americano defendendo a Seleção Brasileira, além de vários títulos em competições país afora nas categorias Individual Masculino e Feminino, Dupla Masculina, Trio, Grupo e Aerodance.

Importante ressaltar que a partir de 2010, a Equipe de Ginástica Aeróbica passou a contar com o apoio da Direção Executiva da Ufla e da Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc), na condição de Projeto de Extensão da universidade. "Agradecemos aos parceiros pelo incentivo, que tornou possível a participação nesse importante evento, bem como o desenvolvimento de todo o trabalho que vem sendo feito, dando visibilidade à Universidade no cenário esportivo internacional e colocando o Brasil em posições de destaque na modalidade", finalizou o professor Luiz Henrique Maciel.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras