Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Notícias /


Publicada em: 09/06/2016 13:20 - Atualizada em: 10/06/2016 12:30
Aeroporto de Lavras será fechado por 3 meses por falta de documentação que deveria ter sido elaborada
Falta de elaboração de documento por parte da Prefeitura de Lavras fez com que o Departamento de Controle do Espaço Aéreo tomasse providência extrema contra aeroporto de Lavras

Nem pouso de emergência, como esse, que foi para buscar um militar ferido, poderá ser realizado neste período. (Foto: Arquivo Jornal de Lavras)

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

Enquanto Pouso Alegre está construindo um aeroporto internacional de cargas e Varginha recupera suas linhas aéreas, Lavras anda na contramão e terá seu aeroporto fechado por três meses e, se nada for feito, será fechado definitivamente, isso porque a prefeitura de Lavras não cumpriu uma determinação da International Civil Aviation Organization (ICAO), um órgão internacional que regulamenta a aviação em todo o mundo.

A Prefeitura de Lavras teria que elaborar o Plano Básico de Zona de Proteção do Aeródromo (PBZPA), porém, não o fez. O PBZPA é elaborado por empresa especializada e o prefeito Silas Costa Pereira sabia disso e da necessidade urgente da elaboração do documento. Por diversas vezes o presidente do Aeroclube de Lavras, comandante Walter Pires, e o instrutor e ex-administrador do aeroporto Rafael Wollentarski estiveram em seu gabinete para alertá-lo da urgência da apresentação do documento.

O aeroporto de Lavras será fechado a partir do dia 15 do próximo mês, nenhuma aeronave poderá pousar ou decolar naquele aeródromo e todas as aeronaves que estão nos hangares do aeroclube terão que ser alocadas em outros aeroportos. Depois desta data, 15 de julho, as aeronaves que estiveram nos hangares só poderão deixar o aeroporto de caminhão.

São 15 aviões que terão que ser deslocados para outras cidades durante este período em que o aeroporto ficará fechado, situação pior ainda é do Aeroclube de Lavras, que tem como fonte de renda a escola de pilotagem, que é considerada como uma das melhores do interior do Estado.

Com a ordem de fechar o aeroporto por três meses, pelo menos 8 pessoas do Aeroclube de Lavras perderão o emprego, são pilotos e funcionários, e também correm o risco de ficar sem emprego os pilotos dos aviões executivos que são baseados em Lavras, em torno de sete pilotos.

A administração municipal terá que procurar uma empresa especializada para dar início a elaboração do PBZPA imediatamente, porém, isso não impede o fechamento do aeroporto pelos três meses. O prefeito Silas e sua equipe de governo poderá tentar recorrer ao lavrense Antônio Claret de Oliveira que tomou posse nesta semana como novo presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), para tentar impedir que o aeroporto seja fechado neste período.

Além do aeroporto de Lavras, os de Campo Belo, Alfenas, Oliveira e Paraguaçu também serão fechados por falta do plano. Até a manhã desta quinta-feira, dia 9, a Prefeitura de Lavras ainda não havia sido informada sobre o fechamento do aeroporto. 

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras