Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 07/06/2016 08:45 - Atualizada em: 07/06/2016 12:12
Fomentador cultural quer desenvolver projeto inédito em Lavras
O Programa Batucatu propõe disseminar a cultura da batucada em toda a sociedade

Imagem ilustrativa extraída do site obaoba.com.br

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

O Instituto Sustentare vai desenvolver em Lavras um projeto cultural, é o Programa Batucatu, que tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento sociocultural lavrense. O Programa propõe disseminar a cultura da batucada em toda a sociedade, criando espaços e momentos de formação e fruição para batuqueiros, amantes e simpatizantes das batucadas.

De acordo com o fomentador cultural Marcus Paullus, idealizador do projeto, Lavras por sua formação étnica e pela grande influência sofrida pelas capitais mineira, carioca e paulista, por muitos anos foi berço de batuqueiros, numa tradição transmitida por gerações. Todavia, com a desarticulação das Escolas de Samba da cidade a arte da batucada se recolheu a pequenos grupos familiares, geralmente restrita a periferia da cidade.

Com o projeto, Marcus Paullus quer criar uma escola de percussão para transmitir o ensino musical dos instrumentos de uma bateria percussiva; criar também uma Banda com músicos profissionais para divulgação da cultura da batucada; criar um Bloco de Carnaval com a integração da Banda e os alunos da escola de percussão; fomentar que grupos de amigos, vizinhos, moradores de repúblicas criem suas batucadas e blocos de carnaval, e desenvolver uma ação socioeducativa com crianças e adolescentes em situação de risco social, através de oficinas de percussão.

A Banda será constituída pela reunião de músicos profissionais, formada por uma bateria percussiva, que terá no repertório diversas releituras de canções da Música Popular Brasileira. As suas apresentações serão cobradas para a remuneração dos músicos e manutenção do projeto socioeducativo.

Já a Escola de Percussão, ela será uma ação educativa realizada pelos músicos da Banda, ao custo mínimo para remuneração dos professores, com vistas a formar percussionistas para batucadas e blocos de carnaval.

O Bloco será a fusão da banda e os alunos da escola, criando uma grande bateria percussiva para momentos de fruição musical gratuita para toda a municipalidade.

O Projeto Socioeducativo será uma ação voluntária dos músicos da Banda para disseminar entre as crianças e adolescentes, em situação de risco social, a cultura da batucada, abrangendo temas específicos para o seu desenvolvimento humano. A Escola nasce da necessidade de formar percussionistas para promover e fomentar a criação de blocos de carnaval de rua, como instrumento de socialização e recreação para toda a sociedade.

O curso tem a duração de seis meses, com aulas por instrumento e aulas coletivas, visando a cada semana fixar o conhecimento adquirido e promover a integração dos alunos e a disciplina de cada ala de instrumento dentro de uma bateria. O aluno além do conhecimento do instrumento, após o período de estudo, terá as ferramentas necessárias para arregimentar dentre seus pares a composição de um bloco de carnaval.

Paralelamente à Escola, o projeto, através de sua Banda irá oportunizar encontros onde os alunos poderão participar de sua bateria e viver a experiência de tocar para o público, formando o Bloco Batucatu.

Esse projeto é uma realização do Instituto Sustentare e será desenvolvido no Teatro Municipal "João Pereira de Carvalho", onde serão ministradas as aulas de percussão.

Os interessados em se tornar parceiro deste empreendimento cultural e se informar de mais detalhe, deve entrar em contato com o idealizador e organizador do projeto, Marcus Paullus, através do e-mail: projetobatucatu@gmail.com. 

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras